Tartaruga de couro é resgatada na praia da Enseada em Guarujá

Animal estava preso a uma rede de pesca e foi encaminhado à base de recuperação do Instituto Gremar

Por: De A Tribuna On-line  -  06/10/19  -  20:58
Tartaruga estava presa a uma rede de pesca e foi encontrada na praia da Enseada
Tartaruga estava presa a uma rede de pesca e foi encontrada na praia da Enseada   Foto: Divulgação

Uma tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga-gigante, foi encontrada viva na praia da Enseada na manhã deste domingo (6). O animal foi resgatado por equipes do Instituto Gremar e está recebendo tratamento adequado. Foi a primeira desta espécie a ser resgatado pelo projeto.


Banhistas e ambulantes avistaram o animal enquanto ele ainda estava na água. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental foram acionados para o local. A tartaruga foi encontrada presa a uma rede de pesca por volta das 10h.


O Gremar chegou até a praia e realizou o transporte da tartaruga até a base do Instituto.O animal estava com um petrecho de pesca preso à nadadeira esquerda (rede e anzol de espinhel), que foi retirado antes da chegada da equipe, pelos bombeiros e Polícia Ambiental.


O Gremar informou que trata-se de uma femêa  subadulta, provavelmente vítima de afogamento, com escoriações pelo corpo. A espécie está criticamente em perigo de extinção devido ao aumento da captura incidental em atividades de pesca costeira, oceânica e de arrasto.


Projeto de Monitoramento de Praias


O Instituto Gremar é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Tartaruga foi encaminhad à base de recuperação do Instituto Gremar
Tartaruga foi encaminhad à base de recuperação do Instituto Gremar   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter