EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

11 de Agosto de 2020

Semana de aniversário da Guarda Municipal terá programação especial em Guarujá

Ação de Cidadania, ciclo de palestras, exposição de viaturas e formatura da 4ª turma de GCMs estão entre as atrações

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá celebra 20 anos de serviço no próximo sábado (26), mas a semana terá comemorações a partir desta terça-feira (22). Para marcar a data, a Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) promove ação de cidadania, ciclo de palestras, exposição de viaturas, formatura da 4ª turma de GCMs, entre outras atividades.

A GCM conta com 307 agentes atualmente, sendo 23 recém-formados. Segundo a prefeitura, a missão da corporação é de proteger os bens, serviços, instalações e prédios públicos municipais. Além disso, os guardas realizam patrulhamento preventivo e ostensivo pela cidade.

Denúncias relacionadas a danos ambientais, resgate de animais, fiscalização de trânsito, lazer náutico, perturbação de sossego, atendimentos e apoio às vitimas assistidas pelo Programa Guardiã Maria da Penha, também são de responsabilidade da GCM.

Atualmente, a Guarda Municipal tem permissão por lei para usar armas de fogo (Decreto 12.381/2017), sendo 89 guardas habilitados.

Confira a Programação especial:

Terça-feira (22), às 9 horas, na quadra da sede da GCM (Rua Dr. Carlos Nehring, 405 - Jardim Helena Maria), haverá uma Ação de Cidadania, com exposição de viaturas, apresentação do programa de trânsito e dos projetos sociais. No local, serão montados brinquedos para as crianças, além de barraquinhas de doces.

Quarta-feira (23), a partir das 10 horas, na unidade do Sest/Senat (Av. Vereador Lydio Martins Correa, 1600 - Vila Zilda) acontece um ciclo de palestras e debates. Serão abordadas ações do Programa Maria da Penha e da Força-Tarefa, dentre outros temas relacionados à segurança pública.

Quinta-feira (24), às 18h30, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba) será realizada a formatura da 4ª turma de GCMs. No total, 23 agentes que passarão a integrar a corporação. A cerimônia contará com homenagem e é aberta ao público em geral.

Sábado (26), às 9 horas, Praça Horácio Lafer (Enseada), acontece o 1º Encontro de Rondas Ostensivas Municipais (ROMUs) e Canil de Guarujá.

Tudo sobre: