EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

12 de Julho de 2020

Segurança de Guarujá é reforçada com a posse de 31 novos guardas municipais

Agentes foram empossados nesta sexta-feira

A segurança de Guarujá foi reforçada com a posse de 31 novos guardas municipais nesta sexta-feira (29), totalizando, agora, 339 agentes. Eles foram aprovados em concurso público de 2018.

A ação também foi marcada pela abertura de uma coordenadoria 24 horas, em Vicente de Carvalho. A nova base vai funcionar no prédio da antiga Subprefeitura, localizado na Rua Cunhambebe, 500, que foi reformado para receber a corporação. O objetivo é ampliar a atuação em Vicente de Carvalho, principalmente nas áreas comerciais.

"É mais segurança para Vicente de Carvalho, que agora conta com uma base fixa. Um efetivo de 40 GCMs estará empenhado, exclusivamente, para segurança da região, principalmente nas áreas comercias e, com isso, liberando a Polícia Militar para fazer o patrulhamento nas áreas residenciais. Um trabalho em conjunto, que tende a melhorar significativamente a segurança da população", disse o secretário de Defesa e Convivência Social.

A formação dos 31 novos guardas municipais teve duração de 90 dias e atendeu ao decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais. O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senas), órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os aspirantes realizaram estágios supervisionados e atuaram nas duas calamidades públicas, decorrente das fortes chuvas de março e também da pandemia da Covid-19. Inicialmente, atuaram em apoio à montagem e segurança do abrigo provisório na Escola Municipal Dirce Valério Gracia.

Logo após, cumpriram estágio nas barreiras sanitárias, segurança no abrigo provisório de quarentena, montado no Ginásio Tejereba; além de orientação e fiscalização aos munícipes quanto às restrições de acesso às praias.

As atividades acadêmicas foram retomadas com as adaptações necessárias para o enfrentamento à pandemia, como: aulas EaD (Ensino À Distância), atividades práticas em ambientes abertos e segmentação da turma para evitar aglomerações.

Tudo sobre: