Programa 'Vovô Sabe Tudo' será implantado em Guarujá

Lei municipal prevê a adoção da iniciativa nos mesmos moldes que em Santos e outros municípios do país

Foi publicada no Diário Oficial de Guarujá desta semana, e já está em vigor, a Lei Municipal 4.728, que institui em âmbito local o projeto ‘Vovô Sabe Tudo’, programa de aproveitamento de idosos para fins educacionais, culturais e sociais na cidade.

A proposta, de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz (Republicanos), foi aprovada pela Câmara Municipal em outubro. A Prefeitura de Guarujá será responsável pela seleção e treinamento dos idosos, assim como pelo planejamento, produção e organização das ações.

“Os idosos possuem uma experiência rica de vida, podendo contribuir na educação dos alunos das escolas públicas do município. Pretendemos estimular as características de cada aposentado, é uma forma de inserir novamente os idosos a uma atividade prazerosa”, enfatiza Santa Cruz.

O objetivo é valorizar a experiência da pessoa idosa, permitindo a transmissão de seus conhecimentos, aptidões e valores a crianças e adolescentes por meio de atividades educacionais, palestras e oficinas de aprendizagem nas escolas municipais.
 
O programa

O 'Vovô Sabe Tudo' já acontece em dezenas de cidades do país, com resultados positivos tanto para os idosos quanto para os alunos. Em Santos, há 25 idosos atuando em projetos de educação, turismo e cultura, desde 1998. 

O trabalho tem duração de 18 meses e pode ser prorrogado, se houver interesse por parte dos participantes. Durante 20 horas semanais, eles desenvolvem suas atividades, recebendo auxílio de um salário mínimo por mês.

Tudo sobre: