Prefeitura de Guarujá inaugura castramóvel

O Perequê será o primeiro bairro a receber o serviço, com previsão para castrar 400 animais no primeiro mês

A prefeitura de Guarujá inaugurou, nesta quarta-feira (12), o castramóvel, veículo desenvolvido para realizar esterilizações gratuitas nos animais do município. A entrega do equipamenfo foi feita na Escola Municipal Mario Cerqueira Leite Filho (Rua Javarí, 95, no Perequê). O bairro será o primeiro a receber o serviço, com previsão para castrar 400 animais no primeiro mês.

A distribuição de senhas começará na terça-feira (18), a partir das 10 horas, em frente à escola Mario Cerqueira. Para fazer o cadastro, o munícipe deverá ser maior de 18 anos, levar um documento de identidade com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência. Não é necessário levar o animal no dia do registro.  As cirurgias começarão no dia 1 de setembro.

“É um avanço para o município. Não tem como cuidar dos animais sem cuidar da saúde e da taxa de natalidade, pois reduz o abandono. A castração veta a transmissão de doenças para outros animais e humanos, melhorando a saúde pública”, afirma o secretário de Saúde de Guarujá, Victor Hugo Straub Canasiro.

Segundo a Coordenadoroa da Diretoria de Proteção e Bem Estar Animal cada bairro terá uma dinâmica diferente, pois dependerá da demanda.

A castração traz benefícios para o animal de estimação como, por exemplo, ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas. Além disso, evita a procriação e filhotes indesejados. Nas fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor:  99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

Em machos, a castração diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. Além de reduzir em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

Tudo sobre: