EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

10 de Agosto de 2020

Pioneiro em Guarujá, Grupo Senzala de Capoeira completa 40 anos de formação

Cerca de 10 mil alunos já passaram pela academia, situada em Vicente de Carvalho

Pioneiro em Guarujá, o Grupo Senzala de Capoeira, liderado pelo Mestre Sombrinha, comemora 40 anos de formação nesta segunda-feira (29). Formada em 1980 para reduzir as desigualdades sociais e preservar a cultura afro-brasileira, a associação, localizada em Vicente de Carvalho, dispõe de atividades para crianças, jovens e adultos.

No espaço, realizam treinos, vivencias com mestres, entre outras atividades. Além disso, atuam também com rodas em praças e escolas públicas, oficinas e apresentações em eventos relacionados à cultura e intercâmbios com outros grupos culturais.

Sombrinha decidiu montar sua própria academia com o propósito de manter viva as tradições do esporte, tornando-se enraizada a cultura da capoeira em Guarujá, principalmente no Itapema e, também proporcionar qualidade de vida aos alunos. Com trabalho voltando à sociedade, o projeto carrega o lema de criar cidadãos para a vida.

"Nos tempos atuais, vemos como fundamental a consolidação de grupos e coletivos que militem a favor da igualdade de direitos em todas as esferas, visto que, nossos espaços que foram conquistados com luta estão diminuindo. O Grupo Senzala não vai deixar de lutar pela cultura e manter viva a tradição dos ancestrais, carregando sempre o nome da cidade de Guarujá. A Associação não faz só bons capoeiristas, mas criamos cidadãos para a vida", diz ele.

Hoje, Sombrinha conta com muitos alunos e trabalha com pessoas de todas as idades. Durante esses 40 anos, cerca de 10 mil alunos já passaram pela academia, formando mestres e contramestres.

Neste domingo (28), o Grupo Senzala de Capoeira irá realizar uma reunião de aniversário por meio da plataforma Zoom. Será das 19h às 20h. No encntro, serão abordados diversos aspectos desde o início da capoeira na cidade até os dias atuais.

Tudo sobre: