No mar, casal socorre tartaruga em praia do litoral de SP

Alexsandra conta onde localizou o animal e o que a fez perceber que precisava de ajuda

Por: ATribuna.com.br  -  08/03/22  -  22:17
Alexsandra colocou o animal na prancha e o levou até a praia para aguardar o Gremar
Alexsandra colocou o animal na prancha e o levou até a praia para aguardar o Gremar   Foto: Divulgação/@franciscoalmair

Exemplo de atitude em prol da vida marinha, um casal se mobilizou para resgatar uma tartaruga no mar da Praia do Gaiuba, em Guarujá, no domingo (6), após notar que o animal parecia não estar bem.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Alexsandra Balbino de Oliveira, de 44 anos, conta que ela e o namorado pretendiam remar até a Praia do Moisés, mas ao passar próximo a uma ilha, avistaram algo na água boiando.


Ela acreditou que se tratava de uma tartaruga e os dois foram até o local. Ao identificarem a tartaruga, perceberam que ela parecia apresentar um comportamento atípico, pois afundava e retornada para a superfície várias vezes, rodava e continuava muito perto do casal, permitindo até que fosse tocada. Por isso, eles desconfiaram que o animal não devia estar bem.


"Consegui puxar ela pro meu stand-up, coloquei ela em cima e até tentamos chamar uma embarcação pequena, mas se negaram (a ajudar). Então, do mar, meu namorado já ligou para o Instituto Gremar e o orientaram a levar ela (a tartaruga) para a praia e colocar na sombra".


Ao chegar na praia, esperaram o instituto por 20 minutos, que logo resgatou o animal.


"Foi muito bom poder ajudar. É triste quando a gente passa no mar e vê toninha morta, por exemplo. O meu namorado já viu baleia bem de perto. Eu, quando fui à praia do Moisés, vi baleia morta. Infelizmente essas coisas acontecem".


Ainda segundo Alexsandra, praticar canoa havaiana e stand-up cria a possibilidade de poder ajudar em uma situação dessa, inclusive com outros animais. Para ela, se não fosse possível levar a tartaruga, ainda assim esperaria no local até alguém socorrer.


Alexsandra e Francisco decidiram procurar ajuda quando viram o estado da tartaruga
Alexsandra e Francisco decidiram procurar ajuda quando viram o estado da tartaruga   Foto: Arquivo Pessoal/Alexsandra Balbino

Logo A Tribuna
Newsletter