Infraero avalia estado da pista do Aeroporto de Guarujá

Ação tem por objetivo verificar necessidade de melhorias e recapeamento para operação do aeródromo

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/01/21  -  19:50

Técnicos da Infraero deram início, nesta terça-feira (12), ao levantamento das características do aeródromo de Guarujá. A visita técnica tem por objetivo a avaliar as condições atuais do pavimento da pista de pouso e decolagem, bem como as demais estruturas do complexo aeroviário.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o órgão federal, responsável pela gestão do aeroporto de Guarujá, a análise será fundamental para definir se o local precisará de um recapeamento completo ou parcial, ou somente de reparos, antes que o aeroporto entre em operação civil.


No encontro, a equipe de meio ambiente da Infraero também realizou vistoria técnica do solo e da vegetação ao redor do aeródromo. As informações coletadas são essenciais para viabilização da Licença Ambiental de Operação do Aeroporto.


Para o serviço, a Base Aérea de Santos disponibilizou uma equipe de militares conhecedores do terreno e de suas particularidades, o que possibilitou o desbravamento das áreas de difícil acesso, e garantiu a segurança dos técnicos no local.


O serviço de medição da pista foi realizado pela empresa Pavesys Engenharia de Pavimentos, especializada na análise de aeroportos e rodovias. A atividade contou com a supervisão direta da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.


Durante as atividades, um veículo equipado com sensores de última geração fez a varredura na pista a fim de verificar a Irregularidade Longitudinal (IRI), termo técnico que avalia o quanto um veículo trepida durante o seu deslocamento.


“Os dados e informações levantados irão embasar os estudos técnicos necessários para a futura homologação da pista, assim como a obtenção da Licença Ambiental de Operação do aeroporto", disse Cláudio Rezende, operador técnico de Perfilômetro, da empresa Pavesys Engenharia de Pavimento, responsável pela execução do estudo.


As medições serão encaminhadas para análise da Infraero, que mediante aos resultados definira as próximas etapas para a execução da obra.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter