Infestação de caramujos deixa moradores com medo em cidade do Litoral de São Paulo

Animais estariam saindo de um terreno baldio

Por: ATribuna.com.br  -  15/04/24  -  08:08
Caso está em andamento na Vila do Sapo, em Guarujá
Caso está em andamento na Vila do Sapo, em Guarujá   Foto: Reprodução

Moradores da Vila do Sapo, em Guarujá, Litoral de São Paulo, estão enfrentando uma infestação de caramujos. Os munícipes alegam que já entraram em contato com a prefeitura diversas vezes desde o começo do ano, mas até a última sexta-feira (12), nada foi feito.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Segundo relatos enviados à reportagem de A Tribuna, os moluscos gastrópodes, conhecidos como caramujos, estão saindo de um terreno baldio e infestando a Rua Amazonas, na altura do número 714.


De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as criaturas são hospedeiras de um verme que é agente de uma doença provocadora da inflamação de meninges – membranas que recobrem o cérebro – e pode ser confundida com a meningite por ter sintomas bem parecidos. A contaminação pode ocorrer por meio de larvas contidas no muco produzido pelo caramujo durante sua locomoção.


Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que uma equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) esteve no local para fazer uma inspeção. Caso seja comprovado que a origem da proliferação dos caramujos parte do terreno citado, o proprietário será notificado a efetuar limpeza.


A Secretaria de Saúde (Sesau) esclareceu que, de qualquer modo, os profissionais da UVZ depositaram produtos na área, para minimizar os transtornos aos munícipes e, ao final, elaborará um relatório técnico acerca do problema


Logo A Tribuna
Newsletter