Homem estava capinando terreno quando foi atacado por abelhas em Guarujá (Reprodução/ Redes sociais) O homem que foi atacado por um enxame de abelhas enquanto capinava um terreno em Guarujá, no litoral de São Paulo, não resistiu aos ferimentos e morreu após ser socorrido. O ataque aconteceu na manhã de sábado (27), na Rua Agenor de Assis, na Vila Itapema. (Veja vídeo mais abaixo) Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h20 e enviou duas viaturas ao local. Quando as equipes chegaram, o homem já havia sofrido diversas ferroadas e recebeu atendimento de primeiros socorros ainda no terreno. Segundo os Bombeiros, o homem foi encontrado inconsciente e encaminhado em estado grave ao Pronto-Socorro (PS) de Vicente de Carvalho. Apesar dos esforços das equipes médicas, ele não resistiu. Imagens gravadas por uma testemunha mostram o momento em que o homem é colocado na maca da ambulância de resgate e levado às pressas para a unidade de saúde. -Veja o vídeo (1.519637) Em nota, a Prefeitura de Guarujá lamentou a morte do munícipe e informou que o Grupo de Defesa Ambiental (GDA), vinculado à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), é o órgão responsável pelo manejo de enxames no município da Baixada Santista. A Administração Municipal destacou ainda que não havia qualquer solicitação registrada para remoção de colmeia no endereço onde ocorreu o ataque. Manejo de abelhas A Prefeitura também reforçou que as abelhas desempenham papel fundamental no equilíbrio ambiental e que a eliminação dos enxames é proibida pela Lei Federal nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais. Segundo a Administração Municipal, o procedimento correto é a realocação da colmeia, realizada preferencialmente durante a noite, quando as abelhas permanecem agrupadas. Em casos de enxames em áreas urbanas, a população deve acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153, para que a equipe especializada faça a avaliação e o manejo adequado no local.