Guarujá retoma vistorias às comunidades pesqueiras afetadas por incêndio na Ultracargo

Ação tem objetivo de verificar a viabilidade da execução de melhorias por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta

Por: ATribuna.com.br  -  16/06/21  -  08:32
 Guarujá retoma vistorias às comunidades pesqueiras afetadas por incêndio na Ultracargo
Guarujá retoma vistorias às comunidades pesqueiras afetadas por incêndio na Ultracargo   Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Seis anos após nove comunidades pesqueiras de Guarujá serem prejudicadas pelo incêndio na empresa Ultracargo, que atingiu seis tanques de combustíveis, em abril de 2015, ainda há arestas a serem aparadas. Com objetivo de solucionar isso, a prefeitura de Guarujá retoma visitas técnicas nas áreas afetadas para estudar maneiras de promover melhorias e reparações dentro do espectro de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O primeiro local visitado pela equipe da prefeitura, formada por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), foi a comunidade pesqueira Colônia Z3, que fica na Rua Itapema, em Vicente de Carvalho.


Outra comunidade, conhecida como Portinho, que fica próxima ao Terminal de Passageiros de Vicente de Carvalho, também foi visitada. Ao longo das próximas semanas, as demais comunidades pesqueiras serão vistoriadas com o objetivo de finalizar a elaboração dos projetos executivos.


O TAC em questão foi firmado entre a Ultracargo, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), em maio de 2019. Mas só depois de longas tratativas entre a Prefeitura e o Grupo de Atuação Regionalizada de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), ligado ao MPSP, o município conseguiu retomar as vistorias nas áreas previamente indicadas em estudo realizado pelo Instituto Maramar e pela comissão de pescadores.


Logo A Tribuna
Newsletter