Guarujá recolhe mais de dez enxames de abelha por mês

Para fazer o manejo das abelhas, guardas municipais passaram por especialização e utilizam EPI's

Por: ATribuna.com.br  -  02/08/21  -  18:23
 Guarujá recolhe mais de 10 enxames de abelha por mês
Guarujá recolhe mais de 10 enxames de abelha por mês   Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), da Guarda Civil Municipal de Guarujá, realiza mais de 10 manejos de abelhas na cidade por mês. O GDA é responsável por fazer a captura, remoção e alocação correta de abelhas que se instalam em residências, comércios e locais públicos, além do resgate de outros animais - trabalho que é referência na Baixada Santista.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para fazer o manejo das abelhas, os guardas municipais passaram por uma especialização. Nas ocorrências, eles utilizam o Equipamento de Proteção Individual (EPI) apícola completo, que inclui macacão, botas, luvas e máscaras. Chegando ao local, eles localizam o enxame e analisam as necessidades para a retirada.


Conforme, a Lei Federal 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais, é proibida a eliminação de enxames de abelhas, o correto é a realocação. Diferente do que muitos pensam não se pode queimar as abelhas.


Ocorrências


Na última semana, a equipe esteve na Rua Presidente Kennedy, 431, no bairro Santa Rosa. No local, encontraram uma colmeia de abelhas muito agressivas. Segundo relatos de moradores, as abelhas já haviam picado crianças, idosos e também animais domésticos.


A equipe do GDA procedeu ao manejo e orientou os moradores a fecharem as casas e apagarem as luzes. As abelhas foram capturadas e levadas para área de mata, na Santa Cruz dos Navegantes, longe de área urbana.


Na última quinta-feira (29), após denúncias foi realizada uma retirada de colmeia no bairro da Enseada. As abelhas estavam dentro do canal da Av. Dom Pedro I, na altura do número 2623.


Foi preciso interditar a via, desligar a energia da região para realizar o manejo com segurança. Os insetos foram capturados e levados para área de soltura. Já na sexta-feira (30), a outra ação foi realizada na Avenida Thiago Ferreira em Vicente de Carvalho.


Ao se deparar com enxames de abelhas, vespas ou marimbondos seja no quintal de casa ou no comércio, o ideal é ligar imediatamente no número 153.


Logo A Tribuna
Newsletter