Guarujá completa 87 anos e se prepara para retomada econômica

Cidade, que aniversaria nesta quarta (30), aposta no turismo e investe em novas atrações

Por: Redação  -  30/06/21  -  07:22
 Com o avanço da vacinação contra a covid-19, temporada de verão pode ser o marco da nova fase
Com o avanço da vacinação contra a covid-19, temporada de verão pode ser o marco da nova fase   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Guarujá completa hoje 87 anos de emancipação político-administrativa se preparando para a retomada econômica no pós-pandemia. Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a aposta é de que a temporada de verão 2021/2022 seja o marco dessa nova fase. Afinal, o turismo é o carro-chefe da economia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“De cada dez trabalhadores, sete atuam em algum setor ligado ao turismo, como bar, restaurante, rede hoteleira, agência de turismo, feiras de artesanato, quiosques, ambulantes”, informa o secretário de Turismo, Fábio Santos.


O Município lançará em setembro uma campanha publicitária em diversas mídias no País. O objetivo é apresentar roteiros e as novidades que façam turistas escolherem o Município no primeiro verão após a imunização em massa, dando início à recuperação do segmento.


“A expectativa é que essa deva ser uma das melhores temporadas devido à demanda reprimida. As pessoas vão preferir viagens mais curtas, porém em locais que respeitem os protocolos, obviamente”, analisa Santos.


Uma ampla operação – envolvendo trabalhos de manutenção, obras de melhorias, criação e revitalização de pontos turísticos – tem sido implementada para deixar a Pérola do Atlântico pronta para acolher os visitantes, explica o prefeito Válter Suman (PSB).


“Ao longo de um ano e três meses de pandemia não paramos um instante de potencializar o turismo. Isso inclui algo fundamental que é manter a Cidade cuidada, segura, limpa, iluminada, monitorada, acessível e sinalizada”, diz Suman.


Há ainda investimentos em novos equipamentos. No Mirante das Galhetas, no Morro da Caixa D´ Água, nas Astúrias, foram cerca de R$ 2 milhões. A abertura oficial, dia 13 deste mês, contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado.


O equipamento, antes uma área degradada, agora desponta como um dos templos de contemplação das belezas guarujaenses. A atração tem como destaque o piso de vidro instalado em estrutura metálica em aço e está suspenso a 45 metros do nível do mar. O local tem vista panorâmica para a Praia do Tombo.


 Mirante da Campina é uma das atrações na cidade
Mirante da Campina é uma das atrações na cidade   Foto: Alexsander Ferraz;AT

O Mirante da Campina, no Morro do Maluf, também passou por revitalização e é a aposta para atrair os turistas. “Estamos preparando atividades para o equipamento tão logo seja possível a realização de atividades de entretenimento, como música no mirante e pequenas apresentações”, diz o secretário.


A criação de um city tour – ônibus com linha específica passando por praias e pontos da Cidade – também é um dos destaques.


Em tempos normais, Guarujá chega a receber mais de 1,5 milhão de turistas. As 27 praias são o grande atrativo. Mas a cidade oferece muito mais. “A gente está incentivando o turismo de aventura, voo livre, rapel, escalada. Até a temporada, a gente entrega a Fonte dos Expedicionários, com uma fonte interativa, que se tornará outro atrativo interessante na região central”, acrescenta Santos.


Há também marinas, esportes náuticos, trilhas e muita história para ser desvendada por quem chega ao município. “Estamos fazendo mapeamento das principais trilhas que são possíveis de visitação. Guarujá é bastante forte em proteção ambiental”, completa o secretario.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter