Guarujá comemora dia do padroeiro, Santo Amaro

Apresentação musical on-line marcará as homenagens nesta sexta-feira (15)

Uma programação musical on-line, por causa da pandemia, marca nesta sexta-feira (15) o Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá. Orquestra e Coral Municipal farão apresentação conjunta, depois será a vez do cantor Ariel Grushka. Será a partir das 8 horas, na página  da Secretaria de Cultura

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro aconteceu em 1545 – dois anos após o batismo da ilha. Durante 300 anos a devoção a Santo Amaro deu-lhe a condição de Padroeiro da Cidade. E em 5 de janeiro de 1949, a data foi instituída como feriado municipal. 

As igrejas católicas terão programação especial. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro (Avenida Puglisi, s/nº- Centro) tem missa às 8 horas. Logo em seguida, 9h30 acontece uma carreata com a imagem do padroeiro pela orla das praias das Astúrias, Pitangueiras e Enseada. Já às 19 horas, acontece a missa de encerrramento. 

Na Capela Santo Amaro (Ruaa Valdemar Tangari, 300 – Jardim Conceiçãozinha) serão celebradas duas missas, às 17 e às 19 horas. Serão seguidos todos os protocolos de segurança para a covid-19. 

Aeroporto 

O prefeito Válter Suman (PSB) acredita que a Cidade poderá ganhar um grande presente este ano: o início das operações do aeroporto. Segundo ele, a Infraero está trabalhando para que as atividades comecem logo.  

“Esta semana, uma empresa especializada fez uma visita técnica e mediu, com equipamentos a laser, as características da pista de pousos e decolagens, para avaliar níveis de trepidação, entre outras. É mais um passo que demos para a homologação da pista. Paralelamente, seguem os trâmites para o licenciamento ambiental”.  

Ele confia no potencial econômico do local. “Representará uma dinamização extraordinária na geração de empregos, principalmente com crescimento do setor turístico, inclusive corporativo, com a possibilidade de diversificação da nossa rede hoteleira, que é muito bem estruturada, mas que ainda sofre com os efeitos da sazonalidade”.  

Para Suman, a diminuição da pandemia, ocasionada pela vacinação, vai significar um novo momento para o Município, com crescimento econômico. “Investimos pesado na recuperação da imagem de Guarujá, com mais segurança, estrutura de saúde, nova iluminação pública, malha viária renovada e novas atrações turísticas, empreendimentos públicos e particulares, entre outras realizações. Com certeza vamos começar a colher esses frutos ainda em 2021”.  

Expediente 

Devido ao feriado municipal, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Poupatempo, ambos localizados no prédio do Shopping Parque Itapema (Avenida Castelo Branco, 357, Jardim Enguaguaçu), não terão expediente. 

Porém, serviços essenciais como a coleta de lixo e atendimento nas unidades de saúde 24 horas, seguirão com seu funcionamento ininterrupto.