EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

17 de Julho de 2019

Guarujá anuncia reforma das Unidades de Saúde da Família

Iniciativa será conduzida pela organização social (OS) Pró-Vida, que gerencia as Usafas na cidade

A Prefeitura de Guarujá anunciou a reforma de 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da rede municipal. A medida visa melhorar o serviço prestado com a aquisição de novos equipamentos e mobiliários.

A execução da obra está a cargo da organização social (OS) Pró-Vida, responsável pela gestão das Usafas. A iniciativa é possível por meio de contrato formalizado entre a prefeitura e a OS, que engloba, além da verba de custeio, recursos na ordem de R$ 2 milhões, específicos para investimentos.

A OS apresentou à Secretaria de Saúde um projeto especial de aquisição de bens e materiais permanentes. A primeira etapa contemplará seis unidades: Vila Rã, Vila Edna, Vila Áurea, Cidade Atlântica, Sítio Conceiçãozinha e Jardim Brasil. Os serviços já começaram nas duas primeiras.

A Unidade da Vila Rã atende, hoje, uma população de 16.500 habitantes. A estrutura elétrica da Usafa será substituída para instalação de aparelhos de ar-condicionado. O local ganhará iluminação de LED, aparelho de eletrocardiograma, autoclave para esterilização de instrumentos, detectores fetais e câmara de armazenamento de vacinas.

Durante o período de reestruturação, alguns serviços poderão ser transferidos a unidades de saúde mais próximas, garantindo o atendimento da população no período de revitalização.

Além desta, a Usafa da Vila Edna também vem recebendo os serviços. O equipamento, que possui uma cobertura de 15 mil pessoas, vem recebendo intervenções na rede elétrica e hidráulica. A unidade também terá seu telhado reformado, as infiltrações serão sanadas, assim como o piso e todo o entorno passarão por melhorias.