Golfinho é encontrado morto na praia da Enseada em Guarujá

Animal foi resgatado pelo Instituto Gremar e tinha cortes profundos e marcas que aparentavam ter sido feitas por redes de pesca

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/02/21  -  11:36
Animal foi resgatado já sem vida e com cortes profundos
Animal foi resgatado já sem vida e com cortes profundos   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Nesta segunda-feira (15), por meio de acionamento do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a equipe do Instituto Gremar resgatou na praia da Enseada, no Guarujá, a carcaça de um golfinho da espécie Sotalia guianensis (boto-cinza). Tratava-se de uma fêmea, adulta, que encalhou já em óbito, com marcas que sugerem interação com rede de pesca.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Além disso, o animal possuía cortes extensos e profundos na região ventral e inferior da cabeça, condizentes com lesões causadas por material perfuro-cortante, como uma faca, por exemplo, o que pode estar associado a um ato de vandalismo ou agressão. O Instituto Gremar ressalta a importância da colaboração da população para acionar o resgate o mais rápido possível em casos como esse.


Cuidados


Até que a equipe de resgate chegue ao local, o Gremar informa que é essencial o público não interagir com o corpo do animal, e manter distância, a fim de não causar interferência no material que será coletado. A preservação da carcaça é de extrema relevância para a realização de pesquisas e análise de medidas mitigatórias que possam reduzir o impacto ambiental.


Monitoramento


O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.


Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, basta entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.


Logo A Tribuna
Newsletter