Espírito Copa do Mundo enche rua de cores e disciplina jovens com alegria no litoral de SP

Objetivo de projeto criado por morador é dar uma experiência “das antigas” para crianças e adolescentes

Por: Allanis Rebelo  -  06/11/22  -  09:34
Atualizado em 10/11/22 - 12:01
Objetivo de projeto criado por morador é dar uma experiência “das antigas” para crianças e adolescentes
Objetivo de projeto criado por morador é dar uma experiência “das antigas” para crianças e adolescentes   Foto: Arquivo Pessoal

“Olá meus vizinhos, nós gostaríamos de saber como é essa emoção de uma Copa do Mundo. Queríamos viver o que vocês viveram”, é assim que os pequenos moradores da Rua São Miguel, no bairro Sítio Paecara, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, se apresentam para arrecadar dinheiro com o objetivo de decorar a rua para o maior evento de futebol do planeta.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ideia veio do portuário Luciano dos Santos Pereira, de 46 anos, que criou o projeto 'Copa do Mundo' para dar uma experiência “das antigas” para os jovens guarujaenses. “Falam que a nova geração é diferente, mas o que eu tenho para oferecer para eles? Eu vou marcar a geração, o meu bairro está mudado”, conta.


O portuário relata que as crianças se envolviam em muitas brigas, chutavam bolas no portão e falavam muitos palavrões, o que incomodava os adultos do bairro. Isso fez com que o homem quisesse “mudar a vida deles”. “Eu não sabia a dimensão que ia tomar, eles estão mudados. Depois que o projeto começou eles estão educados e têm disciplina”, comemora.


Para arrecadar o dinheiro necessário, além das doações dos moradores da rua, Luciano comprou caixas de chiclete para as crianças revenderem no bairro. Os garotos lucram mais de R$ 100 por dia.


Segundo o morador, cada jovem tem uma função. Alguns vendem, outros gerenciam, desenham e conversam com os adultos para arrecadar doações.


Festival de Rua
Após o término da pintura, para inauguração, Luciano promoverá um campeonato de futebol entre as 20 crianças. O evento está marcado para o sábado (19), com direito a premiação, pódio e cerimônia de abertura dos jogos com hino do Brasil.


Logo A Tribuna
Newsletter