EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

24 de Outubro de 2019

Emenda parlamentar garante compra de próteses e órteses em Guarujá

Ao todo, 39 pacientes foram beneficiados com emenda impositiva da Câmara Municipal

Uma emenda parlamentar vem garantindo agilidade no atendimento a pessoas que aguardam por cirurgia de órtese ou prótese na rede municipal de saúde em Guarujá. No total, foram destinados R$ 314 mil para melhorias no serviço.

A emenda parlamentar é de autoria do vereador José Nilton Lima de Oliveira. Com o recurso, o tempo de espera para realização dos procedimentos caiu, já que a fila estava represada há quase quatro anos. Desde outubro de 2018, 39 pacientes foram beneficiados com a medida. O número representa 15% do contingente total de pessoas que aguardam a cirurgia.

As cirurgias para colocação de próteses e órteses são realizadas no Hospital Santo Amaro. Para iniciar o atendimento da demanda acumulada desde 2015, a Secretaria Municipal de Saúde acrescentou o custeio de próteses cirúrgicas de joelho e quadril como cláusula no processo de contratualização. 

São atendidos apenas pacientes com passagem pela rede municipal de saúde e que tenham encaminhamento do Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), na Vila Júlia. Entre as pessoas que mais passam pelo procedimento, estão atletas, idosos e obesos por apresentarem alguma perda óssea motivada por acidente ou quedas, entre outras complicações.

Tudo sobre: