EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

20 de Outubro de 2019

Elektro anuncia construção de nova subestação em Guarujá

O empreendimento tem como objetivo beneficiar mais de 100 mil clientes da região com novas tecnologias

Uma nova subestação será construída pela Elektro, empresa responsável pela distribuição de energia no município de Guarujá. Batizada de "Guarujá 04", ela será erguida uma área de cinco mil metros quadrados, localizada na avenida D. Pedro I, no Jardim Virginia. A empresa estima que 109 mil pessoas serão beneficiadas pela ampliação da disponibilidade de energia.

A nova subestação contará com a tecnologia GIS, sigla em inglês de Gas Insulated Switchgear - Equipamento Isolado a Gás. Esse sistema promete maior agilidade na manutenção em casos de acidentes. Dessa forma, o tempo de espera dos clientes para o restabelecimento de energia será reduzido.

O sistema automatizado dispensa a presença de eletricistas e operadores na subestação para efetuar manobras, sendo realizadas diretamente pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Elektro, em Campinas, por comunicação via satélite. Este tipo de equipamento exige uma manutenção praticamente nula ao longo dos anos.

A primeira fase da construção será de terraplanagem do local onde ficará a subestação. Depois, as outras fases da obra serão realizadas de forma sustentável, com redução do tempo de obra e de resíduos. A conclusão é prevista para março de 2020.

Tudo sobre: