Defesa Civil de Guarujá admite possibilidade de novos deslizamentos de terra e rochas

Moradores da Barreira do João Guarda passaram por susto na terça-feira (19)

Por: Rosana Rife  -  20/10/21  -  17:12
Atualizado em 21/10/21 - 06:09
 O deslizamento de rochas ocorrido terça-feira (19) assustou quem mora na Barreira do João Guarda
O deslizamento de rochas ocorrido terça-feira (19) assustou quem mora na Barreira do João Guarda   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Após o susto vivido pelos moradores da Barreira do João Guarda, em Guarujá, devido a um deslizamento de rochas na terça-feira (19), a Defesa Civil do Município não descarta que novas ocorrências do tipo sejam registradas nos próximos dias. O tom cauteloso é adotado pelas autoridades devido às chuvas registradas na Cidade desde o início da semana.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O novo escorregamento foi classificado como de médio porte e envolveu blocos de rocha na Rua Uruguai. Em uma residência no morro guarujaense, as pedras podem ser vistas praticamente coladas na parede da cozinha e de um quarto, o que fez a Defesa Civil interditar a casa nesta quarta-feira (20).


Ainda de acordo com o órgão municipal, o índice pluviométrico acumulado nas últimas 72 horas é de 87,6 milímetros (mm) e praticamente metade disso foi registrado em um só dia: 43 mm. Esse agravamento do cenário fez os agentes da Defesa Civil intensificarem as vistorias no morro.


"Com o acumulado expressivo dos índices de chuva, superando 50% do que era esperado para o mês em 20 dias, e o solo encharcado, há possibilidade de escorregamentos. A Defesa Civil está em estado de atenção preventivamente e as vistorias são constantes. Por isso, solicitamos aos moradores que entrem em contato conosco pelo 199 ao verificarem os sinais clássicos: trincas, rachaduras, água barrenta e portas e janelas com dificuldade para fechar", diz o assessor técnico da Defesa Civil, Jozzer Vincov de Abreu.


Em 3 de março de 2020, a Barreira do João Guarda foi palco de um outro deslizamento de terra, provocado por um temporal e que deixou 23 mortos.


Logo A Tribuna
Newsletter