Curso de Manutenção de Aeronaves deve ser retomado em 2020 em Guarujá

Aulas foram suspensas pelo Centro Paula Souza para que fossem adotadas adequações exigidas pela Anac

Por: De A Tribuna On-line  -  18/09/19  -  19:19
Vereadores se reuniram com representante do Centro Paula Souza, em São Paulo
Vereadores se reuniram com representante do Centro Paula Souza, em São Paulo   Foto: Divulgação/Câmara de Guarujá

O curso técnico de Mecânica e Manutenção de Aeronaves, oferecido pela Etec Santos Dumont, em Guarujá, deve ser retomado em 2020. A informação foi divulgada nesta terça-feira (17) pela Câmara Municipal.


Os vereadores Edilson Dias (PT), Pastor Sargento Marcos (PSB) e Andressa Sales (PSB) estiveram na manhã desta terça em São Paulo, onde participaram de uma reunião no Centro Paula Souza (CPS), órgão responsável pela gestão das Fatecs e Etecs presentes no Estado de São Paulo.


Os parlamentares tiveram um encontro com a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, e com técnicos do órgão. Os representantes do Legislativo debateram a suspensão do curso e o que tem sido feito para reverter essa decisão junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


A superintendente explicou que o órgão federal passou a exigir, a partir deste ano, uma série de ajustes, planejamentos e documentações para homologar as atividades, ponto-chave para a certificação dos alunos.


De acordo com a representante do Centro Paula Souza, todas as medidas necessárias têm sido adotadas, dentro de um processo que envolve cinco etapas.


"Estamos na terceira etapa, e devemos avançar para a quarta etapa a partir do mês que vem. Nossa expectativa é que esse processo seja concluído o mais rápido possível e, assim, possamos retomar as aulas em 2020", informou Laura Laganá. 


Ela ainda ressaltou que é de interesse do CPS a permanência do curso, tendo em vista a importância e tradição, e pediu apoio dos vereadores na condução das tratativas junto à Anac.


Os parlamentares assumiram o compromisso de acionar deputados e outras autoridades federais para reforçar o pleito e auxiliar no processo. Uma reunião com representantes do escritório regional da Anac, no Rio de Janeiro, deve ser agendada para as próximas semanas, com o apoio desses representantes.


Colunista já havia citado suspensão


A suspensão do curso técnico de Mecânica e Manutenção de Aeronaves em Guarujá há havia sido citada pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), em coluna publicada no dia 1º de setembro em A Tribuna On-line.


A colunista informou que foi até a sede da Anac, em Brasília, para conversar com o chefe da Gerência Técnica e de Formação da Anac, João Paulo Hirae. À época, a agência explicou que a Etec Alberto Santos Dumont precisa apresentar um plano de aproveitamento de matérias.


Dessa forma, os alunos que estão concluindo o curso poderiam fazer apenas as novas disciplinas inseridas na grade curricular a ser atualizada. Ou então, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acertado entre as partes.


Logo A Tribuna
Newsletter