Covid-19: atendimento pneumológico em Guarujá já atendeu mais de 120 pacientes

Adotado na cidade em julho, o serviço monitora possíveis sequelas em pacientes recuperados do novo coronavirus

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/10/20  -  23:49
TJ-SP determina que a Cidade adote os parâmetros de quarentena do Estado
TJ-SP determina que a Cidade adote os parâmetros de quarentena do Estado   Foto: Matheus Tagé/AT

Mais de 120 pacientes curados de Covid-19 em Guarujá foram atendidos no consultório pneumológico, instalado na cidade como retaguarda à pandemia. A unidade específica completou mais de dois meses de funcionamento.  


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O serviço funciona no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) – Rua Marivaldo Fernandes, s/n, na Vila Júlia. E presta atendimento especializado aos pacientes que foram infectados pela Covid-19 e estiveram internados nas unidades de saúde municipais. 


Um médico pneumologista realiza a avaliação e monitora as sequelas, ainda que aparentemente imperceptíveis, dos pacientes que tiveram a doença. O atendimento conta ainda com a retaguarda de profissionais da fisioterapia, nutrição, psicologia e de enfermagem, já disponíveis no Ambulatório. 


Todos os pacientes são previamente comunicados pela Secretaria Municipal Saúde (Sesau) e atendidos também via Sistema de Regulação Municipal. O serviço funciona todas às sextas-feiras, com até capacidade para 20 pacientes por dia, a partir das 7h. 


O atendimento pneumológico complementa demais ações de controle e prevenção à doença realizadas pela prefeitura. A ideia é dar continuidade aos cuidados aos pacientes que passaram por internação, o que pressupõe que tiveram complicações, em diferentes níveis, acarretadas pela Covid-19. Trata-se de um suporte àqueles que podem manter sintomas por algum tempo, ainda, que sejam leves.


Logo A Tribuna
Newsletter