Ação ocorreu na Rua Idalino Pines, a Rua do Adubo, esquina com a Cônego Domenico Rangoni. (Divulgação/Polícia Civil) A Polícia Civil de Santos desmantelou um esquema de tráfico de drogas, apreendeu duas toneladas de cocaína e prendeu três pessoas em flagrante. A ação ocorreu na Rua Idalino Pinez (conhecida como Rua do Adubo), esquina com a Rodovia Cônego Domenico Rangoni, em Guarujá. Segundo a Polícia Civil, os agentes monitoraram um galpão localizado na Rua Araguaia. Durante a vigilância, os policiais visualizaram um veículo Fiat Toro transportar pacotes pretos retangulares embalados para dentro do local. Também notaram que um caminhão, com sinalização de coleta seletiva, foi carregado com o mesmo material trazido pouco antes. Além disso, o mesmo motorista que dirigiu o veículo menor estava conduzindo o caminhão carregado com o material. Ao serem questionados sobre o conteúdo da mercadoria transportada, os ocupantes do veículo informaram se tratar de material de reciclagem e que prestavam serviço para o município de Guarujá. Porém, não apresentaram nenhuma documentação que comprovasse essa alegação. Os pacotes pretos retangulares estavam escondidos sob o material de reciclagem, mas foram encontrados pelos policiais. Os agentes descobriram cocaína nos pacotes, totalizando duas toneladas da droga. Ainda de acordo com a Polícia Civil, os três indivíduos presos em flagrante incluem o motorista do caminhão, de 39 anos, e dois ajudantes, um de 22 anos, que já era procurado pela Justiça por tráfico de drogas, e outro de 45 anos. A operação também resultou no cumprimento de um mandado de prisão contra o ajudante procurado. Posicionamento Procurada, a Prefeitura de Guarujá se pronunciou por meio de nota. Disse que "apoia e confia no trabalho das autoridades competentes e aguarda a apuração dos fatos". "O Município informa que mantém um convênio com a Cooperativa Recicla Mais desde 2022, que prevê a coleta de resíduos não perigosos e a recuperação de materiais plásticos e outros recicláveis. Cabe ao Município a cessão do caminhão em questão para o desenvolvimento das atividades - para tanto, houve anuência da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O convênio prevê a integral responsabilidade da cooperativa sobre seu uso. Diante dos fatos, a Prefeitura vai instaurar uma sindicância interna para apuração da ocorrência, no âmbito das secretarias municipais de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Semam) e Operações Urbanas (Seurb), que, ao seu final, vai deliberar sobre as medidas cabíveis", acrescenta a Administração Municipal.