Câmara de Guarujá cria comissão para fiscalizar ações da Sabesp

Vereadores querem saber se a companhia de água está cumprindo o cronograma de ações previstos em contrato, firmado em 2018

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/08/20  -  15:37
O objetivo é apurar as causas que têm comprometido o sistema de captação e distribuição de água
O objetivo é apurar as causas que têm comprometido o sistema de captação e distribuição de água   Foto: Divulgação

A Câmara de Guarujá constituiu uma comissão parlamentar para fiscalizar, nos próximos quatro meses, a execução do convênio de cooperação técnica, além do contrato, termos aditivos e demais compromissos que foram firmados entre a Sabesp e a Prefeitura.


A comissão é formada pelos vereadores José Nilton Doidão (PSB), Fernando Peitola (MDB), Luciano Tody (MDB), Juninho Eroso (PP) e Sérgio Santa Cruz (PSB).


O objetivo é apurar as reais causas que atualmente têm comprometido o sistema de captação e distribuição de água no município e, sobretudo, se a companhia está cumprindo o cronograma de ações previstos em contrato - firmado em junho de 2018 e oficializado pela Lei Complementar 235/18.


"Passados dois anos de vigência desse contrato, os problemas pioraram drasticamente. Sob o argumento de que há escassez de chuvas, a Sabesp vem protelando e se isentando da responsabilidade de cumprir o que foi acordado", afirma o vereador José Nilton Doidão, que presidirá os trabalhos.


Ele destaca que a solução para o problema é a utilização da Cava da Pedreira. "Isso sempre foi explanado pela própria empresa como solução definitiva para o armazenamento de água em nossa Cidade. Mas até agora nada foi apresentado, e a população tem sofrido cada vez mais".


As apurações da comissão deverão compor um relatório, que será analisado pelo plenário da Câmara Municipal, e posteriormente encaminhado aos órgãos de fiscalização. Entre as primeiras medidas a serem adotadas pela comissão está a convocação dos dirigentes da companhia de água. Dirigentes da Administração Municipal também deverão ser ouvidos. Em breve será divulgado o calendário das oitivas.


Logo A Tribuna
Newsletter