Boxeador é humilhado por PM durante abordagem em Guarujá: 'Lixo e bandido sem vergonha'

Atleta, que já conquistou título nacional e continental, afirmou que foi abordado por um policial na praia da Enseada quando se preparava para fazer uma corrida

Por: Cássio Lyra  -  06/01/21  -  09:16
Biro é boxeador profissional, um dos principais nomes da modalidade na região e no país
Biro é boxeador profissional, um dos principais nomes da modalidade na região e no país   Foto: Reprodução/Instagram

O boxeador Aélio Mesquita Neto, o Biro, foi xingado e humilhado por policiais militares durante uma abordagem em Guarujá. Segundo o atleta, que já conquistou títulos importantes no Brasil e na América do Sul, um dos PMs o chamou de 'lixo' e 'bandido sem vergonha'.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em conversa com ATribuna.com.br, Biro afirmou que estava na orla da praia da Enseada, na segunda-feira (4), se preparando para fazer uma corrida. Em determinado momento, uma viatura da PM se aproximou do boxeador.


"Eu estava me alongando, quando vi uma viatura se aproximando, com um policial me encarando, até pensei que poderia ser algum policial que eu conheço. Do nada, ele começou a me xingar. Desceu do carro, me abordou e começou a me xingar, de lixo e bandido sem vergonha", relata o atleta.


Ainda durante a abordagem, segundo Biro, o PM o questionou se ele possuía antecedentes. "Eu falei que tive problemas com a Justiça, paguei pelo o que fiz, mas isso foi há 11 anos. Ele continuou questionando, parecia que estava querendo me provocar, me tirar do sério", diz.


Biro é filho de Edson 'Xuxa' do Nascimento, uma das grandes promessas do boxe na década de 1990. Biro seguiu a carreira do pai e é um dos principais nomes do esporte na região e no Brasil.


No currículo, ele já tem título nacional na categoria pena, em 2017, e levou o título do super pena no Continental das Américas, em 2019. Devido a pandemia da Covid-19, ele não disputou lutas em 2020 e segue em preparação para a possibilidade de novas lutas em 2021, principalmente nos Estados Unidos.


Pai seguiu os passos do pai e deu início a carreira de boxeador
Pai seguiu os passos do pai e deu início a carreira de boxeador   Foto: Reprodução/Instagram

O caso


Biro afirmou que, após o ocorrido, ele se encaminhou até um Batalhão da Polícia Militar para detalhar e esclarecer o episódio.


"Eu dou aula de personal trainer aqui em Guarujá, então fiz muitas amizades com policiais e, inclusive, dou aula para muitos deles. Fui até o batalhão para resolver a questão mesmo, me falaram que eram policiais da Operação Verão, então acabam não me conhecendo. Mas foi tudo resolvido", concluiu.


Resposta


Em nota, o Comando do 21º Batalhão de Polícia Militar esclareceu que não ocorreu qualquer tipo de formalização ou registro de ocorrências referente a abordagens policiais realizadas na segunda-feira (4).


Após um ano sem lutas, devido a pandemia, Biro acredita que voltará aos ringues em 2021
Após um ano sem lutas, devido a pandemia, Biro acredita que voltará aos ringues em 2021   Foto: Divulgação/WBC

Logo A Tribuna
Newsletter