Bebê sofre com mal funcionamento dos rins e precisa de transferência urgente no Litoral de SP

Ryan Riquelme necessita de uma máquina de hemodiálise infantil para o tratamento

Por: ATribuna.com.br  -  19/04/24  -  07:08
Atualizado em 19/04/24 - 12:19
Família diz estar correndo contra o tempo
Família diz estar correndo contra o tempo   Foto: Arquivo pessoal

Ryan Riquelme tem apenas 1 ano e 8 meses e já luta pela vida. O bebê está internado deste o último sábado (13) na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Santo Amaro, em Guarujá, Litoral de São Paulo, com mal funcionamento dos rins. Ele aguarda por uma vaga para tratamento em uma máquina de hemodiálise infantil, serviço que não é disponibilizado por nenhum município da Baixada Santista.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A mãe do bebê, Rayane de Oliveira, de 20 anos, pede ajuda. "Meu filho não tem nem dois anos e já está internado. Estamos correndo contra o tempo, estou desesperada pois não sei o que fazer", desabafa.


Segundo ela, Guarujá e outras cidades da região não têm o equipamento necessário para o devido tratamento. "Ou seja, precisamos lutar por uma vaga em São Paulo", afirma.


​A Prefeitura de Guarujá informou que, em caráter de urgência, o paciente já foi inserido no sistema de regulação estadual, com solicitação de UTI Pediátrica com recurso de hemodiálise.


O Complexo Regulador Municipal entrou em contato com a Diretoria Regional de Saúde (DRS-IV), para que seja viabilizado um leito de UTI Pediátrica em Nefrologia e Hemodiálise, de imediato, pois o atendimento só se encontra disponível na região metropolitana de São Paulo.


A Secretaria de Saúde (Sesau) ressaltou que o paciente vem recebendo todos os cuidados necessários na rede municipal de saúde.


Logo A Tribuna
Newsletter