EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

5 de Junho de 2020

Governo do Estado de São Paulo entrega barca para reforçar travessias na Baixada Santista

Lancha LS-04 ficará na ligação Guarujá-Bertioga durante o Carnaval e virá para Santos-Guarujá depois da folia

Às vésperas do Carnaval, o Governo do estado de São Paulo decidiu reforçar o sistema de travessia de barcas no Litoral Paulista. Nesta quinta-feira (20), foi entregue na ligação Guarujá-Bertioga a lancha LS-04, que estava em reforma e promete agilizar a vida de pedestres e ciclistas.

Com capacidade para 370 passageiros, a lancha operará no Canal de Bertioga durante o período de folia, indo até 1º de março. Logo depois, seguirá para a travessia Santos-Vicente de Carvalho, onde operava antigamente.

Com essa medida, a ligação entre o Centro santista e o distrito de Guarujá passará a ter quatro barcas à disposição do público. As outras três são a Paecará (com capacidade para 728 passageiros), LS-03 (370 pessoas) e Itapema (190 pessoas).

A LS-04 é de 2014 e, antes de ser retirada de circulação em 2018 para reforma, chegou a ser transferida para a travessia São Sebastião-Ilhabela. Segundo o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o valor da reforma ficou em R$ 3,5 milhões.

Na ligação Guarujá-Bertioga, não há barcas exclusivas a pedestres e ciclistas, que são obrigados a dividir espaço com os carros nas balsas. De acordo com Octaviano, o Estado enviará uma lancha menor ao local e totalmente voltada a passageiros depois dos festejos do Carnaval. Contudo, não precisou datas.

Tudo sobre: