Vereadores de Praia Grande questionam redução de velocidade na Via Expressa Sul para 60 km/h

Câmara Municipal enviou documento solicitando que a decisão do DER seja revista

Por: Cássio Lyra  -  25/09/21  -  14:39
 DER diz que a nova velocidade máxima foi estabelecida para aumentar a segurança dos usuários
DER diz que a nova velocidade máxima foi estabelecida para aumentar a segurança dos usuários   Foto: Luigi Bongiovani/AT

A velocidade máxima da Via Expressa Sul, em Praia Grande, foi reduzida de 80 km/h para 60 km/h. Em vigor desde o dia 1º, a mudança foi determinada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado ao Governo do Estado, que vê aumento na segurança dos motoristas com a medida. Contudo, a redução não agradou a todos e houve, até, uma moção de repúdio da Câmara de Vereadores.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A decisão de diminuir a velocidade em toda a Expressa Sul foi publicada no Diário Oficial do Estado em 31 de agosto. Assinada pelo superintendente do DER, Edson Caram, a portaria informa que o departamento levou em consideração estudos de segurança rodoviária realizados por sua área técnica.


Em nota para A Tribuna, o DER confirmou que a nova velocidade máxima na Via Expressa Sul foi estabelecida para aumentar a segurança dos usuários. O novo limite vale para todo o trecho da ligação viária, do km0+500 ao km 11, do Bairro Boqueirão à Curva do S. As placas de sinalização informando o novo limite de velocidade já foram instaladas em trechos da via, segundo informou o Departamento.


Moção
Em moção assinada pelo vereador Paulo Monteiro (Republicanos) na sessão do último dia 9 e aprovada na terça-feira, a Câmara Municipal pediu que a decisão de redução da velocidade na Via Expressa Sul seja revista.


Em documento dirigido ao governador do Estado, João Doria (PSDB), a Casa Legislativa reiterou que a redução de velocidade imposta “trará aumento no trânsito local, congestionamentos e maior tempo no deslocamento do trajeto”.


Logo A Tribuna
Newsletter