Vereador Betinho, de Praia Grande, é o novo presidente da Uvebs

Representante do MDB ficará à frente da União dos Vereadores da Baixada Santista por dois anos

Por: De A Tribuna On-line  -  11/12/18  -  21:05
Betinho quer que Ubevs tenha cadeira dentro do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista
Betinho quer que Ubevs tenha cadeira dentro do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista   Foto: Nirley Sena/AT

O vereador Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB/Praia Grande), é o novo presidente daUnião dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs). O parlamentar foi eleito durante votação, em chapa única, realizada na última segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Praia Grande. A chapa conta com representantes de cada uma das nove cidades da Baixada Santista e possui 20% de mulheres em sua composição.


Betinho colocou como uma das metas a inclusão da Uvebs na Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), com direito a cadeira nas reuniões do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), que incorpora representantes das prefeituras da região e do Governo do Estado para o debate de temas a nível metropolitano.


"Vamos lutar para que possamos participar, mesmo que, a princípio, tenhamos voz e ainda não possamos votar. Afinal, o vereador é o para-choques da sociedade, e é o ente político mais próximo da população. É o vereador quem é cobrado, desde o momento em que vai tomar um café na padaria até a hora em que se dirige para casa, no fim do dia. Portanto, essa proximidade deve ser levada em consideração, pois trará mais representatividade aos 1,8 milhão de pessoas que vivem na nossa região", disse Betinho.


Tendo sido presidente por duas vezes do conselho, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), esteve presente à votação e sinalizou apoio ao pleito do representantes do Legislativo.


"Os vereadores poderão ser o farol dos prefeitos nesta discussão metropolitana. Serei porta-voz desta bandeira, e levarei para a primeira reunião da Agem esta reivindicação. Entendo o papel do vereador como representante da sociedade, e sei o quanto isso é importante", ressaltou Mourão.


Sistema Cross na mira


Outro tema que deve ser debatido durante este mandato é a situação da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), sistema que distribui vagas hospitalares para internação ou realização de cirurgias em hospitais públicos da região. A Uvebs quer esclarecimentos em relação aos critérios para a concessão de vagas.


"Somos cobrados diretamente pela população que precisa do serviço. Precisamos solucionar estas questões, para que possamos dar uma resposta para a sociedade. Afinal, há muita gente aguardando por uma vaga, sem saber para onde será transferido ou até mesmo se será atendido", enfatizou Betinho.


Confira a formação da nova diretoria da Uvebs (2018-2020)


Presidente: Betinho (MDB/Praia Grande)


1º vice-presidente: Helio Sussumu (PSDB/Peruíbe)


1ª vice-presidente: Luciana Castellan (PSDB/Peruíbe)


2º vice-presidente: Joseval Jabá (PSDB/São Vicente)


Secretário Geral: Toninho Salgado (PSD/Guarujá)


Secretário Geral: Fabiano da Farmácia (PR/Santos)


Tesoureiro: Baianinho (MDB/Mongaguá)


Tesoureiro: Toninho Vieira (PSDB/Cubatão)


Comunicação:Silvinho (PSDB/Itanhaém)


Defesa da Mulher: Audrey Kleys (PROG/Santos)


Patrimônio: Matheus Rodrigues (DEM/Bertioga)


Conselho: Sargento Barreto (PSB/São Vicente), Alfredo Moura (Pros/São Vicente), Leandro Avelino (Praia Grande), Marcinho (PSB/Cubatão) e Toddy (MDB/Guarujá)


Secretário-executivo: Pedro Garofalo


Logo A Tribuna
Newsletter