Últimos dias de 2018 terão pancadas de chuva, mas virada com tempo aberto

Institutos projetam instabilidade no tempo da região, mas queima de fogos deve ser com tempo seco

Por: De A Tribuna On-line  -  26/12/18  -  16:57
Próximos dias devem ser de tempo feio e pancadas de chuva na região, segundo instituto
Próximos dias devem ser de tempo feio e pancadas de chuva na região, segundo instituto   Foto: Rogério Soares/AT

Já é tradição: todo fim de ano, centenas de milhares de turistas descem à Baixada Santista para passar a temporada na região. No Réveillon de 2018, por exemplo, só em Santos, cerca de um milhão de pessoas estiveram na orla para ver a queima de fogos.


Quem quiser repetir a dose este ano, porém, precisa se preparar. Tanto o Instituto Climatempo quanto o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) preveem tempo instável na região para os próximos dias, culminando em um dia 31 com chances de pancadas de chuva.


Já as temperaturas na Baixada Santista devem variar pouco até a próxima segunda-feira (31), atingindo as maiores mínimas e máximas justamente neste dia, de acordo com as projeções.


Semana de chuvas


Os próximos dias devem ser de pancadas de chuva localizadas nas cidades da região, geralmente a partir da tarde. Tanto nesta quarta (26) quanto quinta (27) e sexta-feira (28), a chance de precipitação chega a 80%, segundo o Cptec/Inpe. O sol deve aparecer, porém entre muitas nuvens.


A temperatura deve ser mais amena durante a semana. Nesta quarta, por exemplo, deverá ficar entre 20°C e 28°C, com o pico sendo registrado entre 12h e 16h.


Já na quinta, a variação será menor, entre 21°C e 27°C, e na sexta-feira a máxima poderá chegar aos 29°C.


Queimas de fogos no Réveillon devem ocorrer com tempo seco na região
Queimas de fogos no Réveillon devem ocorrer com tempo seco na região   Foto: Isabela Carrari/PMS

Rumo ao Réveillon


O último fim de semana do ano, de acordo com as projeções meteorológicas, deve ser de menos chuva. O céu seguirá nublado de dia, e as pancadas de chuva poderão seguir presentes à tarde e à noite. As chances de chuva para sábado (29) e domingo (30) são menores, conforme aponta o Cptec/Inpe: 5% e 30%, respectivamente.


Existe chance, portanto, de não chover no sábado, ainda que o tempo não fique totalmente aberto. As temperaturas podem ajudar, sendo um pouco mais elevadas do que nos dias anteriores: a máxima prevista é de 30°C.


Já no domingo, a instabilidade deve vir acompanhada de pancadas de chuva, previsão que pode ser confirmada nos próximos dias com mais certeza pelos institutos. A temperatura mínima seguirá nos 21°C nesta véspera de Réveillon, porém, a máxima sobe mais um pouco, para 31°C.


A despedida de 2018, por sua vez, tem 27% de chance de chuva à tarde, para o Cptec/Inpe. Mas, deverá ser um dia com céu mais aberto, de acordo com as previsões. O sol pode brilhar durante a manhã, sem nuvens, e a noite também deve ser de tempo aberto. Ou seja, são grandes as chances de as queimas de fogos ocorrerem na região com tempo seco.


Logo A Tribuna