Tráfego é intenso nos dois sentidos do Sistema Anchieta-Imigrantes neste domingo

Ecovias mantém Operação Normal em funcionamento; confira também situação das balsas

Por: De A Tribuna On-line  -  18/11/18  -  11:10
Na manhã deste domingo, motoristas encontram estradas vazias para descer rumo à Baixada Santista
Na manhã deste domingo, motoristas encontram estradas vazias para descer rumo à Baixada Santista   Foto: Arquivo/AT

Neste domingo (18), quarto dia do feriado prolongado de Proclamação da República e Consciência Negra, os motoristas que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) saindo da Capital rumo à Baixada Santista no final da manhã encontram trechos de lentidão e congestionamento em ambos os sentidos, por conta do excesso de veículos. Mesmo assim, até as 13h45, a Ecovias, concessionária que administra o SAI, mantinha o sistema funcionando em Operação Normal (5X5).


A descida é feita pelas pistas sul da via Anchieta e da rodovia dos Imigrantes. Já a subida acontece pelas pistas norte das duas rodovias, mas os caminhões com destino a São Paulo devem, obrigatoriamente, acessar o trecho de serra da via Anchieta.


No sentido litoral, a Ecovias registra, no momento, dois trechos de congestionamento: na Anchieta, entre os km 24 ao 30, e na Imigrantes, entre os km 40 e 43 - ambos nas pistas Sul. Já no sentido Capital, a pista Norte da Imigrantes registra lentidão entre os km 52 e 58, e a Norte da Anchieta entre os Km 46 e 50 pela mesma razão,.


Desde as 0h de quarta-feira (14), quando se iniciou a contagem, até por volta das 13h deste domingo, mais de 425 mil veículos desceram a Serra em direção à Baixada Santista. No sentido São Paulo, a concessionária registrou a passagem de mais de 225 mil veículos. Na última hora, desceram mais de 5,3 mil veículos e subiram mais de 5,8 mil.


Balsas


Usuários do sistema de travessia de balsas também encontram movimento intenso no trecho entre Santos e Guarujá. Segundo a Dersa, por volta das 13h, seis embarcações operam no trecho, e o tempo de espera é de 15 minutos de ambos os lados. Já entre Guarujá e Bertioga, duas balsas operam, e a espera em ambos os lados é de 30 minutos.


A orientação, para quem desejar usar o sistema, é de evitar os horários considerados críticos pela concessionária: no trecho Santos-Guarujá, das 10h às 19h em Guarujá e das 15h às 21h em Santos; e no trecho Bertioga-Giarujá, das 15h às 20h em Guarujá.


Tempo na região


Apesar do tempo estar favorável para os turistas que aproveitam o feriado, a previsão é de que, ainda neste domingo (18), tudo mude na região. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), haverá variação de nuvens pela manhã, com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde. A máxima na região será de 32ºC e mínima de 23ºC.


Logo A Tribuna
Newsletter