Temporal se aproxima do Litoral de SP: 30 mm/h de chuva, ventos intensos e frio de origem polar

Dois alertas de nível amarelo de perigo foram emitidos para a Baixada Santista

Por: ATribuna.com.br  -  17/04/24  -  16:04
Depois de uma quarta (17) quente, a semana terminará fria na Baixada Santista
Depois de uma quarta (17) quente, a semana terminará fria na Baixada Santista   Foto: Carlos Nogueira/ AT

Está na hora de tirar o cobertor do armário e aproveitar um pouco do tempo frio. Os fãs de temperaturas amenas podem finalmente sorrir, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de temperatura para a Baixada Santista a partir de quinta-feira (18). Porém, antes disso, uma chuva intensa deverá atingir a região ainda nesta quarta (17).


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


O alerta do Inmet para chuvas intensas é de nível amarelo, o que representa perigo potencial. A duração é desta quarta (17) até a manhã de quinta (18). Nesse período, há previsão de chuva entre 20 mm e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h.


Dentro do período do alerta, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios, trovões ou relâmpagos).


Queda na temperatura

Já o alerta de declínio de temperatura, também de perigo potencial (nível amarelo), começa à meia-noite desta quarta-feira (17) e acaba apenas no fim de sexta (19). Essa queda de temperatura oferece um leve risco à saúde da população, segundo o Inmet, por se tratar de uma mudança brusca de 3ºC a 5ºC.


O Instituto Climatempo estima que a Baixada Santista saíra de 30ºC nesta quarta (17) para 23ºC na quinta (18) e as mínimas chegarão a 18ºC na sexta (19). Há chance de chuva nesse período.


A mudança de temperatura acontece pela chegada de um ar frio de origem polar que avança pelo país e irá diminuir consideravelmente as temperaturas em todo o estado de São Paulo.


Essa será a primeira vez que o tempo ficará mais próximo de um outono no estado de São Paulo neste ano. Durante a madrugada e o amanhecer do sábado (20), o tempo ainda será frio em algumas regiões, mas, a partir da tarde, o ar frio vai para o oceano e começará a se afastar do Brasil. O domingo (21), portanto, já será mais quente.


Logo A Tribuna
Newsletter