Temporal alaga obras do VLT em Santos e deixa inundações em cidades do Litoral de SP; VÍDEO

Pontos de alagamento foram registrados em pelo menos três cidades

Por: ATribuna.com.br  -  18/04/24  -  09:59
Atualizado em 18/04/24 - 10:26
Ruas José Cascardi (esq.) e Dom Idílio Soares (dir.), em Cubatão, ficaram alagadas
Ruas José Cascardi (esq.) e Dom Idílio Soares (dir.), em Cubatão, ficaram alagadas   Foto: Reprodução/Redes sociais

A chuva que atingiu o Litoral de São Paulo nesta quarta-feira (17) deixou pontos de alagamento em pelo menos três cidades da Baixada Santista. Em imagens obtidas porA Tribuna, é possível ver inundações em Santos, Cubatão e São Vicente. Em Santos, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Rua João Pessoa, no bairro do Paquetá, ficaram cobertas pela água. (Veja no vídeo mais abaixo)


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Outro registro obtido pela Reportagem mostra três ônibus da linha intermunicipal presos em um ponto de alagamento na Avenida Castelo Branco, na Cidade Náutica, em São Vicente. Em nota, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu) afirmou que a linha 907 teve a operação impactada pela inundação na via. Ainda segundo a empresa, a linha 944 realizou desvios no itinerário devido a alagamento na Rua Professor Doutor Mário de Góis Calmon de Brito, em Santos.


Em relação às obras do VLT na Rua João Pessoa, a Emtu esclareceu que os trabalhos não foram impactados, apesar do alagamento, e continuam em execução normalmente.


Ainda em São Vicente, as ruas do Catiapoã mais uma vez sofreram as consequências da chuva e ficaram alagadas. A Rua Eronildes Menezes Pimentel ficou inundada. Segundo moradores, o problema é recorrente no bairro.



Em Cubatão, imagens que circulam nas redes sociais mostram as ruas Dom Idílio José Soares e José Cascardi, dos bairros Vila Nova e Ilha Caraguatá, respectivamente, debaixo d’água.



Prefeituras respondem

A Prefeitura de Santos, em nota, disse que, neste momento, não há pontos de alagamento na cidade. São Vicente, por sua vez, informou que até o momento a Defesa Civil não foi acionada para nenhuma ocorrência. Na cidade, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas é de 102 mm, e o estado é de observação.


Em nota, a Prefeitura de São Vicente afirmou que "não tem medido esforços para amenizar os transtornos causados pelos alagamentos na cidade". Segundo a Administração Municipal, estão previstas obras no canal da Avenida Eduardo Souto e a instalação de sete conjuntos de comportas como obras de combate às enchentes. As intervenções vão impactar nos bairros Cidade Náutica, Tancredo Neves, Pompeba e Vila Fátima.




Ainda segundo a Prefeitura, um empresa especializada contratada pelo município concluiu um Plano de Macrodrenagem que engloba todas as intervenções necessárias de combate às enchentes em São Vicente. O estudo prevê a necessidade de 23 conjuntos de comportas. A Administração estima a necessidade de um investimento de R$800 milhões para a execução dessas obras. Para isso, a Prefeitura afirmou seguir em "diálogo constante" com os entes federativos e instituições financeiras, com a finalidade de viabilizar recursos no setor.




A Reportagem procurou a Prefeitura de Cubatão e aguarda manifestação para atualizar esta matéria.


Canteiro de obras do VLT na Rua João Pessoa, em Santos, ficou alagado após a chuva
Canteiro de obras do VLT na Rua João Pessoa, em Santos, ficou alagado após a chuva   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter