Tempo será fechado e chuvoso durante toda a semana na região

Temperatura sobe aos poucos, chegando a 33°C na sexta; há previsão de elevação da maré

Por: De A Tribuna On-line  -  03/12/18  -  13:00
Pancadas de chuva podem cair a qualquer hora durante a semana na região
Pancadas de chuva podem cair a qualquer hora durante a semana na região   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

Quem tiver compromissos nesta semana deve deixar o guarda-chuva preparado para trabalhar: a Baixada Santista terá uma semana de tempo fechado e pancadas de chuvas a qualquer hora, desde esta segunda-feira (3) até a sexta-feira (7).


A previsão é do Climatempo e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), que ainda indicam uma gradativa alta de temperatura, com o decorrer dos dias.


Nesta segunda, a manhã já foi de chuva em algumas cidades da região, como Santos e São Vicente, e a promessa é de tempo fechado durante todo o dia. Há chances de sol à tarde, mas entre muitas nuvens. As pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora. A temperatura varia entre 19°C e 23°C, sendo que a máxima deve ser atingida por volta das 18 horas.


Conformeadiantado porA Tribuna Onlineneste sábado (1º), há previsão de maré alta para a região da Baixada Santista a partir da tarde desta segunda, devendo ultrapassar 1,7 metro segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), da Unisanta, e a Defesa Civil de Santos. O início da alta deve ocorrer por volta das 14 horas.


Esse índice representa um aumento de 50 centímetros em relação à tábua de maré, podendo ser ainda maior na madrugada de terça-feira (4), quando poderá chegar a mais de 1,8 metro no interior do estuário, por volta das 2h. Já na região da Ponta da Praia, esse aumento deve ser de 40 centímetros.


Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção. Em caso de ocorrência de chuvas, há possibilidade de alagamentos, mas de acordo com a Defesa Civil não há, no momento, as condições climáticas que possibilitam a ocorrência de ressaca na região. Em caso de emergências, os munícipes podem acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3208-1000.


Durante a semana


O clima não muda na terça-feira (4), com tempo chuvoso durante todo o dia. A intensidade das pancadas, porém, pode ser menor, com previsão de 4 milímetros de chuva. A variação de temperatura é de 17 °C durante a manhã a 27 °C à tarde, entre meio-dia e 16h.


A partir de quarta-feira (5), a temperatura começa a subir gradativamente na região. No entanto, a chuva. Na quarta, o tempo ainda segue nublado, mas pode chover menos - apenas o Climatempo prevê chuva neste dia, por exemplo, ao contrário do Cptec/Inpe, que indica apenas tempo nublado. Segundo ambos, no entanto, as temperaturas mínima e máxima sobem um pouco em relação a terça, para 20°C e 28°C, respectivamente.


Quinta-feira (6) e sexta-feira (7) registrarão uma pequena melhora no tempo. Ainda haverá pancadas de chuva, mas o sol aparecerá mais. Por causa disso, haverá novos picos de temperatura: 31°C na quinta e 33°C na sexta.


Logo A Tribuna