Tempo deve permanecer fechado na região durante toda a semana na Baixada Santista

No feriado da Consciência Negra, nesta terça (20), chuvas são esperadas na parte da tarde

Por: De A Tribuna On-line  -  19/11/18  -  19:34

Como havia sido previsto pelo Instituto Climatempo, a frente fria que era esperada para a Baixada Santista chegou na região neste domingo (19) e causou queda na temperatura, ventania, nebulosidade e muita chuva em diversas cidades.


De acordo com o climatologista da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, as pancadas de chuvas, que começaram no início da noite de domingo, acumularam 26 milímetros por metro quadrado, dentro do esperado pela entidade.


Com promessa de chuva e vento, guarda-chuva é essencial para quem precisar sair no fim de semana
Com promessa de chuva e vento, guarda-chuva é essencial para quem precisar sair no fim de semana   Foto: Rogerio Soares/AT

A mudança no tempo também trouxe ventanias em diversas cidades da região. De acordo com a Praticagem, foram registradas rajadas de 89km/h na região da Ponta da Praia, e com ventos de 59km/h. Na região de Pitangueiras, em Guarujá, as correntes de vento chegaram a 69km/h, segundo a ONG Amigos da Água.


Como consequência, foram registradas diversas ocorrências de quedas de árvore por conta dos ventos. Em Santos, houve casos nos bairros do Embaré, Ponta da Praia e Vila Mathias. Já, em São Vicente, um vegetal caiu na Praça Barão, no Centro e, em Guarujá, outras duas também não resistiram e cairam. Ninguém ficou ferido em nenhum destes locais.


Nebulosidade continua no feriado


Durante a segunda-feira (19), a chuva não deu trégua na região. Com intensidade entre fraca e moderada, a precipitação atrapalhou os planos de quem queria passar a véspera de feriado na praia.


O tempo deve seguir fechado nesta terça-feira (20), feriado da Consciência Negra, segundo o Climatempo. De acordo com o instituto, o dia terá predomínio de céu nublado e há possibilidade de garoa.


Os termômetros registraram, nesta segunda, 20°C em Santos. Para terça, as máximas são de 23ºC e mínimas de 16ºC. As chuvas devem permanecer na região durante toda a semana, com o aparições de sol na quinta (22) e na sexta-feira (23) e possibilidade de pancadas na parte da tarde.


Maré alta


O Núcleo de Pesquuisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), divulgou nesta segunda, um boletim que indica que a maré deve subir acima do normal nesta terça e que deve chegar a 2,0 metros de altura. O órgão acompanha a situação em estado de atenção.


Apesar disso, o NPH afirma que as ondas não trarão danos estruturais à cidade e não deve causar alagamentos.


Logo A Tribuna