Santos passa a alternar locais de vacinação contra covid-19

Objetivo, segundo a prefeitura, é evitar o desperdício de doses

Por: Júnior Batista  -  03/01/22  -  11:14
Cada frasco contém 10 doses; em alguns locais, já ocorria uma ‘lista’, ou seja, os agentes aguardavam 10 pessoas para abrir o frasco
Cada frasco contém 10 doses; em alguns locais, já ocorria uma ‘lista’, ou seja, os agentes aguardavam 10 pessoas para abrir o frasco   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Quem for se vacinar com CoronaVac, Janssen e AstraZeneca em Santos deve ficar atento, porque os postos funcionarão em dias alternados para evitar desperdício, segundo a Prefeitura. Às segundas, quartas e sexta-feiras, a vacinação com esses imunizantes será no Clube Atlético Santa Cecília e nas policlínicas do Jabaquara e Castelo. Às terças e quintas-feiras, nas policlínicas da Nova Cintra, Caruara, Vila Mathias e São Manoel.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O horário continua o mesmo: das 8 às 16 horas. De acordo com a Administração Municipal, o novo esquema é por conta da falta de procura. Os frascos dessas vacinas contém 10 doses cada, o que leva ao descarte das sobras caso não haja as aplicações dentro da validade.


A Prefeitura pede, ainda, que os munícipes tentem ir se vacinar na primeira hora, que é quando há abertura dos frascos.


A Tribuna apurou que, em alguns postos da Cidade, já vinha ocorrendo um sistema de “lista” para que as pessoas se vacinem. Os agentes aguardavam a soma de 10 pessoas para abrir um frasco e evitar que o imunizante fosse jogado fora.


Pfizer
O posto externo da Igreja São Benedito, no Embaré, volta a funcionar hoje, a partir das 8 horas, no lugar do posto da Igreja da Pompeia, que foi desativado.


O Complexo Esportivo Rebouças abrirá às 10 horas, só hoje, po causa de descupinização. A Policlínica da Ponta da Praia, que dá suporte ao local, abre no mesmo horário. Os outros postos que aplicam a Pfizer funcionam das 8 às 16 horas.


Outras cidades
Em Praia Grande, as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município voltam a vacinar normalmente contra a covid-19 de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.


Em Guarujá, a campanha segue das 9 às 15 horas. A primeira, a segunda e a terceira doses são aplicadas em toda a população adulta acima de 18 anos em 20 postos fixos: UBS Vila Alice, Morrinhos, Pernambuco, Pae Cará e Vila Baiana, além das Usafas Santa Rosa, Cidade Atlântica, Boa Esperança, Jardim Brasil, Conceiçãozinha, Jardim dos Pássaros, Las Palmas, Progresso, Perequê, Santa Cruz dos Navegantes, Conceiçãozinha, Vilas Áurea, Edna, Rã e Zilda.


Os adolescentes de 12 a 17 anos podem receber a primeira ou a segunda dose em todos os postos de vacinação.


Em Bertioga, a campanha acontece na Vila do Bem Chácaras, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), das 9 às 16 horas. Com relação à CoronaVac, a divisão é por dias: segunda-feira na UBS Central; terça na Vila do Bem Chácaras e ESF Boraceia; quarta na UBS Indaiá e quinta na Vila do Bem Chácaras e UBS Vicente de Carvalho.


Em Cubatão, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas, nas UBS e USF. No sábado, há imunização no Centro Esportivo Pita, das 9 às 15 horas.


Até o fechamento desta edição, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe não haviam respondido.


Logo A Tribuna