Santa Casa de Santos inaugura novo Pronto-socorro infantil nesta quarta-feira

A unidade será destinada a crianças com até 12 anos e voltada a convênios com o hospital e a atendimento particular

Por: Rosana Rife & Da Redação &  -  20/01/21  -  09:34
Com atendimento 24h, local começará a receber pacientes nesta quinta-feira
Com atendimento 24h, local começará a receber pacientes nesta quinta-feira   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Santa Casa de Santos inaugura nesta quarta-feira (20) um novo Pronto-Socorro Infantil. A unidade será destinada a crianças com até 12 anos e voltado a convênios com o hospital e a atendimento particular. Os pacientes já serão recebidos no novo espaço, que funciona 24 horas, a partir de quinta-feira (21) de manhã.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Com a mudança - antes o PS funcionava no segundo andar - a capacidade de atendimento foi ampliada em 40%. O PS Infantil, com 240 m2, agora fica no andar térreo, para facilitar o acesso, principalmente daqueles com condições especiais de mobilidade, além de trazer agilidade para os atendimentos de urgência.


Tudo no local foi pensando para tornar o espaço mais acolhedor para as crianças. A sala de espera, por exemplo, é toda lúdica e colorida. Conta ainda com um aquário para chamar a atenção dos pequenos. Há ainda uma área destinada a autógrafos de influencers e atrizes mirins queridinhas da criançada e que são “amigas da Santa Casa”.


No PS, há sala de triagem, quatro consultórios médicos, sala de emergência e uma unidade de observação com oito leitos individualizados. As cores no ambiente como um todo e na separação dos leitos são leves e foram escolhidas para deixar o local mais alegre, contam as pediatras e coordenadoras da unidade Heloiza Ventura e Ana Luiza Dib.


“A mudança vai ajudar muito na acessibilidade. As instalações foram modernizadas e adequadas com espaços lúdicos para crianças com o objetivo de minimizar todo o estresse do atendimento em um emergência”, diz Heloiza.


“Anteriormente, as crianças ficam no repouso em camas uma quase ao lado da outra e o posto de enfermagem ficava ao lado. Nessa nova estrutura, os leitos são separadas por cortinas. Uma criança não presencia, por exemplo, a coleta de um exame de sangue de outra que está ao lado. Tem mais essa privacidade. O posto de enfermagem é dentro, então qualquer intercorrência a enfermagem está no local”, reforça Ana Luiza.


Toda essa estrutura dará suporte à equipe multiprofissional da Santa Casa, o que garante qualidade e segurança no atendimento.“Temos ainda uma sala de emergência equipada para atender grandes traumas. A Santa Casa é referência para grandes traumas na Baixada Santista. Então a gente precisava de uma sala adequada para esses atendimentos”, destaca Heloiza.


SUS


ASanta Casa de Santos também conta com o atendimento pediátrico via SUS pelo Serviço de Emergência Infantil (SEI). No ano passado, houve 3 mil atendimentos de emergência e 600 internações pelo sistema público de saúde. Em breve, o SEI ocupará um novo espaço, mais moderno e com as mesmas condições que o PS Infantil que será inaugurado nesta quarta.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna