Cidade do litoral de SP terá tecnologia para ajudar crianças perdidas nas praias

Confira as medidas de segurança que serão seguidas pelos municípios da Baixada Santista nesta temporada de verão

Por: Daniel Gois  -  28/12/21  -  14:27
Atualizado em 28/12/21 - 14:37
Aplicativo vai auxiliar na busca por crianças e idosos perdidos em Praia Grande
Aplicativo vai auxiliar na busca por crianças e idosos perdidos em Praia Grande   Foto: Matheus Tagé/AT

Com a expectativa de crescimento no número de banhistas nas praias da Baixada Santista, acende-se o alerta para o risco de crianças se perderem na faixa de areia. Por isso, autoridades preparam medidas de segurança, como entrega de pulseiras de identificação e orientações.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em Praia Grande, a tecnologia também será aliada. Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura e a Polícia Civil lançaram o aplicativo Kd Você, que vai ajudar a localizar crianças e idosos perdidos nas praias. Por enquanto, ele não está disponível em lojas de aplicativos. O acesso é permitido em celulares e computadores, pelo endereço.


Com o aplicativo, é possível cadastrar os dados da criança ou do idoso e foto de identificação, o que permite formar um banco de dadso. As informações poderão ser acessadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pelo Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).


A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), destacou a importância da integração com as polícias. "Ficamos muito felizes em saber que nossa Cidade é a primeira a ter o projeto e que as pessoas terão mais segurança para aproveitar nossas praias", disse.


Cidades da Baixada Santista terão medidas de segurança para ajudar crianças perdidas em praias
Cidades da Baixada Santista terão medidas de segurança para ajudar crianças perdidas em praias   Foto: Matheus Tagé/AT

Mais cidades
Também para a temporada de verão, Santos terá efetivo da GCM nas praias, operando com quadriciclos, viaturas e motos na orla.


Em caso de crianças perdidas, haverá o apoio de tendas da Operação Verão, na Praia do Boqueirão, de frente para a Avenida Conselheiro Nébias. Crianças encontradas pela GCM serão levadas para o local.


A Prefeitura de São Vicente orienta que as crianças saiam de casa com pulseiras de identificação, contendo nomes dos pais, endereço e telefone de contato, para o caso de que se percam.


Caso isso ocorra, a GCM pode ser acionada na praia ou pelo telefone 153. O Município pede que os pais redobrem a atenção com as crianças.


Pulseiras de identificação
Segundo a Prefeitura de Guarujá, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) cadastra as crianças nas praias e lhes entrega uma pulseira de identificação. Também há orientações sobre medidas preventivas.


A Prefeitura de Mongaguá afirma que guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação. Caso crianças se percam, é preciso procurar GCM e Polícia Militar.


Reforço no policiamento
Bertioga recebeu mais de 220 profissionais, como policiais militares, policiais rodoviários e bombeiros, para reforçar a segurança da cidade no verão. A Prefeitura destaca que as praias têm 70 guarda-vidas do GBMar para garantir a segurança dos banhistas.


Itanhaém não terá ações específicas, mas a GCM e guarda-vidas estão disponíveis.


Em Peruíbe, haverá uma reunião na quarta-feira (29) para ajustar o planejamento relacionado a crianças na faixa de areia. Participarão representantes de GCM, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, GBMar e Setor de Trânsito.



Logo A Tribuna
Newsletter