Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Portugueses da Baixada Santista escolhem neste domingo novo presidente

Eleição para o Executivo de Portugal acontece das 8h às 17h, no Escritório Consular em Santos

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/01/21  -  12:05
 Escritório Consular fica localizado em Santos
Escritório Consular fica localizado em Santos   Foto: Divulgação/Consulado Geral de Portugal

Exatos 14.200 portugueses que moram na Baixada Santista estão aptos a escolher, neste domingo (24), o novo presidente daquele país europeu. Na região, as urnas estarão abertas das 8h às 17h, para definir um dos sete concorrentes ao Executivo de Portugal.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A votação será no Escritório Consular em Santos, que fica na Avenida Ana Costa, 25, no Gonzaga.


De acordo com José Duarte, conselheiro das Comunidades Portuguesas e presidente do Centro Cultural Português, como forma de garantir a segurança dos eleitores, em tempos de pandemia, haverá álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento. “Só votará uma pessoa por vez”, destaca


Para participar, são exigidos o passaporte português ou cartão cidadão. Neste ano, porém, serão aceitos documentos não atualizados (vencidos), em entendimento à dificuldade de renovação pela quarentena e volume de serviços.


A votação será pessoal e por cédula. Para presidência não há votação por carta. “Para nós, é importante que as pessoas(portugueses) olhem a força do consulado (Escritório Consular de Santos), porque ele é observado (pela comunidade) como forte politicamente”.


Comunidade


A Baixada Santista tem 50 mil cidadãos portugueses, mas só 14.200 estão aptos a votar – para este pleito, já não há mais como regularizara situação.


Duarte orienta àqueles que têm interesse, e documentos com mais de três anos, que procurem o consulado para que sejam inscritos para participar dos processos eleitorais.


Logo A Tribuna