Por mês, 800 trotes interferem nas ligações da Central do Samu em Santos

Número refere-se a ligações de Santos, Bertioga e Guarujá

Por: De Atribuna On-line  -  13/01/19  -  19:21
Trotes representam 20% de ligações mensais
Trotes representam 20% de ligações mensais   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santos recebe, mensalmente, 4 mil chamadas telefônicas. Desse total, cerca de 800 (20%) são trotes. Os dados, referentes a 2018, mostram que o número de ligações aumentou em relação a 2017, quando registrava cerca de 3.500 chamadas ao mês, sendo 700 (20%) trotes. A Central é regional e recebe chamados de Santos, Bertioga e Guarujá.


Segundo a prefeitura, algumas chamadas falsas são identificadas ainda na central telefônica, porém, muitas são classificadas como falsa ocorrência somente após a equipe de socorristas chegar ao local e não encontrar a situação descrita por telefone.


Para tentar reduzir os trotes, que prejudicam o trabalho das equipes, foi criado pelo próprio serviço o projeto "Amigos do Samu",um programa de conscientização da população,em parceria com o Rotary Santos Oeste.


"Vamos às comunidades, escolas, e temos parceria com o Camps [Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social]. Além de treinamentos de primeiros socorros, o projeto também orienta em relação ao acionamento do Samu, visando a prevenção ao trote", afirmaLuiz Carlos dos Santos, enfermeiro intensivista responsável pelas capacitações oferecidas pelo Samu.


O serviço de emergência pode ser acionado pelo número 192. A ligação é gratuita.


Logo A Tribuna
Newsletter