'Operação Verão' começa em 18 de dezembro em cidades da região

Reforço no efetivo de segurança vai até 8 de fevereiro; Adicional deverá ser de 1,8 mil policiais militares

Por: Eduardo Brandão & Da Redação &  -  14/11/18  -  09:59
Aumento de equipes nas ruas e ações estratégicas reduzem roubos
Aumento de equipes nas ruas e ações estratégicas reduzem roubos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) iniciará, em 18 de dezembro, a Operação Verão 2018/2019. O reforço no policiamento ostensivo no Litoral vai até 8 de fevereiro.


Para a Baixada Santista, ao menos 1,8 mil policiais militares devem ser destacados. O adicional representa um aumento de 13% em relação à temporada passada, quando a região recebeu 1.594 PMs de outras localidades paulistas.


A perspectiva de efetivo extra foi calculada por A Tribuna, com base no planejamento integrado de sete das nove cidades locais – Cubatão e Bertioga não haviam finalizado esse estudo.


Esse número pode mudar durante a temporada. O número de vagas extras para policiais civis na Operação Verão ainda não foi definido. Elas dependerão do uso da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil (Dejec).


Maior número


Apontada pelo Ministério do Turismo como o quarto destino mais visitado do País (atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis), Praia Grande receberá o maior contingente extra. A previsão é de que entre 460 e 500 policiais sejam enviados à Cidade para reforçar a segurança no período.


De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai auxiliar nas ações na Cidade. A corporação atuará com escalas extras de serviço, e estarão suspensas as férias e licenças-prêmio no período de dezembro até fevereiro.


Em Praia Grande, a GCM é autorizada a usar armas de fogo, e a corporação conta com 347 homens e mulheres preparados para atuar no apoio ao policiamento ostensivo.


A Cidade tem, ainda, mais de 2 mil câmeras de monitoramento em pontos considerados estratégicos.


“Trata-se de uma grande concentração de esforços das policiais Militar e Rodoviária, bombeiros, guarda-vidas, além do nosso efetivo da GCM, em busca de um mesmo objetivo: proporcionar dias tranquilos e felizes a moradores e visitantes de nossa Cidade por meio de um serviço prestado com qualidade”, diz Peixoto.


Mais cidades


Guarujá receberá reforço de 25% de agentes em relação à edição anterior. Segundo a Secretaria de Defesa e Convivência Social, mais de 400 PMs de outras localidades vão atuar em locais de grande fluxo e nas áreas de interesse estratégico. No verão passado, foram 300.


O titular da pasta, Luiz Cláudio Venâncio Alves, destaca que o Município está preparado para a temporada e afirma que a estrutura de segurança foi planejada a fim de dar mais segurança para munícipes e turistas. Os policiais vão ficar alojados em um complexo que compõe três escolas municipais, na Enseada.


Santos terá mais 300 policiais militares, que ficarão concentrados na praia e em pontos turísticos. A Prefeitura finaliza licitações para alojamento e alimentação dos policiais.


“A Operação Verão é uma tradição na nossa Cidade e, a cada ano, tem cumprido o seu papel, conseguindo proporcionar segurança efetiva aos moradores e turistas aqui em Santos”, diz o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel Júnior.


Ainda na fase de reuniões preparatórias, São Vicente espera ampliar o efetivo extra de policial para o reforço na Cidade. Na temporada passada, São Vicente recebeu 200 agentes. “As tratativas entre Prefeitura e Polícia Militar visam a preparar toda a logística necessária para receber os policiais que atuarão da Cidade durante a Operação Verão, que inclui alojamento, alimentação e toda a estrutura necessária para o recebimento dos agentes”, informa a Prefeitura, por meio de nota.


Itanhaém e Peruíbe esperam receber mais de 100 policiais militares cada. Mongaguá está em debates preliminares, mas projeta que entre 90 e 110 agentes sejam deslocados à Cidade.


Cubatão e Bertioga dizem não saber quantos policiais serão destacados. Procurada pela Reportagem, a SSP não se posicionou sobre a distribuição do efetivo na região. Além da Baixada Santista, a Operação Verão ocorre em Iguape, Cananeia e Ilha Comprida, no Litoral Sul, e Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatuba, no Litoral Norte.


Logo A Tribuna
Newsletter