Neblina que encobriu a Baixada deve sumir e dar lugar a calor 'reforçado', dizem especialistas

Forte nevoeiro atingiu ao menos quatro cidades da Baixada Santista. Municípios podem ter temperaturas acima de 30ºC

Por: Daniel Gois  -  20/08/21  -  15:51
Atualizado em 20/08/21 - 16:05
 Neblina atingiu cidades da Baixada desde quarta-feira (18). Tempo ensolarado deve prevalecer nos próximos dias
Neblina atingiu cidades da Baixada desde quarta-feira (18). Tempo ensolarado deve prevalecer nos próximos dias   Foto: ATribuna.com.br e Matheus Tagé/AT

A forte neblina que 'encobriu' cidades do litoral de São Paulo nos últimos dias deve diminuir neste fim de semana, dando lugar a uma pequena névoa e a um tempo ensolarado, com temperaturas que podem ultrapassar os 30ºC a partir de segunda-feira (23). A previsão é de especialistas da área climatológica.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O climatologista Rodolfo Bonafim explica que o forte nevoeiro ocorrido desde quarta-feira (18) pode ser considerado uma neblina marítima, ou neblina do mar, e está relacionado com a chegada de uma massa de ar quente e seco na região.


"Esse ar quente que vem do interior, muito quente e seco, encontrando a superfície do mar, mais fria, provoca essa condensação, que é a neblina. A partir de sábado (21), as chances de neblina diminuem bastante. O que a gente pode ter é uma névoa, mais rarefeita e com menos intensidade", afirma o diretor científico da ONG Amigos da Água.


Nesta sexta-feira (20), as cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá presenciaram uma neblina densa, que encobriu as praias e prédios da orla dos municípios. A travessia de balsas Santos-Guarujá chegou a ficar paralisada durante a manhã.


O meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, reforça que a neblina não deve aparecer na região nos próximos dias, e que as temperaturas podem atingir até 33°C nas cidades da Baixada Santista a partir de segunda-feira (23). O fim de semana deve seguir com tempo ensolarado e máximas entre 27ºC e 28ºC.


"Para os próximos dias, a configuração atmosférica que favoreceu a formação de nevoeiro vai estar diferente, então a chance de ocorrer neblina está mais reduzida. Os próximos dias devem ser sem chuva, com predomínio de sol. As temperaturas devem estar acima da média. Há previsão de calor reforçado", destaca Cassol.


Logo A Tribuna
Newsletter