Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Mulheres do Grupo Tribuna definem o 'ser mulher' e emocionam com relatos; VÍDEO

Colaboradoras relembram valor histórico da data e revelam diferentes facetas sobre o significado de ser mulher.

Por: Jordana Langella  -  08/03/21  -  12:58
  Foto: Jordana Langella/ AT

O Dia Internacional da Mulher é uma data que marca a luta histórica pela equidade de gênero graças a luta de mulheres que deram os primeiros passos em busca de espaço na política, mercado de trabalho e vida pessoal. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Sugragista sendo presa
Sugragista sendo presa   Foto: Reprodução: The Graphic

Com a finalidade de marcar o 8 de março, a equipe de A Tribuna ouviu as mulheres que fazem parte do Grupo e mostraram que há diferentes definições sobre o que é ser mulher nos dias atuais. O Grupo Tribuna se orgulha de ter mulheres, inclusive em cargos de liderança e direção, em todos os seus departamentos.


  Foto: Jordana Langella/ AT

A produção do vídeo revelou o caráter plural de mulheres que trabalham no mesmo espaço, mas têm características singulares.


Neste sentido, a réporter Bia Viana ressaltou que padrões impostos por sociedades patriarcais tendem a limitar o significado do que é ser mulher. "É um ressignificado constante. Eu acho que ser mulher engloba muitas coisas. É ser força da natureza, mãe, amiga e irmã. É ser muitas coisas ao mesmo tempo em um espaço só, que é muitas vezes limitado por condicionantes. Ser mulher é a coisa mais ampla, mais diversa que existe". 


Ideia que foi enfatizada pela repórter Thais Rozo ao lembrar e comemorar que a imagem da mulher que cuida da casa é ultrapassada. “Eu acho que as mulheres hoje estão 'superpoderosas'. Elas fazem o que elas quiserem. A gente pode estar onde a gente quiser, fazendo o que a gente quiser”.  


Contudo, mulheres ouvidas ainda acham que a busca pela equidade de gênero permanece necessária, como é o caso da OPEC WEB Diana Novello. "É muito mais difícil chegar onde ela chega e, por muitas vezes, a gente acaba sendo escorraçada ou violada várias vezes e tratada com descaso. Se você é bonita, não pode ser inteligente; se você é muito magra, não vai ser boa para tal emprego", diz. 


Mulheres em manifestação feminista
Mulheres em manifestação feminista   Foto: Reprodução: Agência EBC

No Grupo Tribuna, elas ocupam cargos de diferentes áreas  - TI, Contabilidade, Comercial, Jornalismo, Administração, Rádio, entre outros. 


Por fim, a apresentadora da TV Tribuna Janaina Hohne deixou um recado para todas as mulheres. “Mulher, não desanime nunca, porque hoje é um dia, mas amanhã é outro. Tudo o que você pode fazer hoje, faça hoje, não deixe para depois. Sucesso para nós mulheres!”.  


Logo A Tribuna