Márcio França dá início à Operação Verão 2019 no litoral paulista

Ao todo, 16 cidades vão receber o reforço policial de 2.758 agentes até 8 de fevereiro

Por: De A Tribuna On-line  -  19/12/18  -  18:47
Projeto passa a vigorar logo após a sanção do prefeito Válter Suman
Projeto passa a vigorar logo após a sanção do prefeito Válter Suman   Foto: Rogério Soares/AT

O governador Márcio França lançou, na manhã desta quarta-feira (19), em Guarujá, a Operação Verão 2019. Mais de 2.500 policiais vão trabalhar nas 16 cidades do litoral de São Paulo até o dia 8 de fevereiro. Além de França, outras autoridades estaduais e municipais estiveram na solenidade, que ocorreu na Praça dos Expedicionários, na Praia das Pitangueiras.


Márcio França chegou em Guarujá por volta das 9h. Segundo o governador, na temporada, 16 cidades serão contempladas pela Operação Verão: Santos, Praia Grande, Guarujá, São Vicente, Cubatão, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Iguape, Cananéia, Ilha Comprida, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.


De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, as cidades contarão com o reforço de 2.758 policiais militares para o período. O número é maior do que no ano passado, quando 2.155 agentes reforçaram o policiamento na região.


Márcio França lançou a Operação Verão 2019
Márcio França lançou a Operação Verão 2019   Foto: Governo do Estado de São Paulo

Para os municípios da Baixada Santista, o reforço será de 1.954 policiais militares, enquanto que 505 vão atuar no Litoral Norte. O policiamento rodoviário terá o reforço de 299 agentes, além do efetivo já empregado diariamente.


Além disso, haverá um reforço de 13.643 vagas para todo o período da Operação Verão, por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem), que permite aos policiais trabalharem voluntariamente em suas folgas, com direito a uma remuneração adicional. Do total das Dejens, 11.349 são para o trabalho operacional, 957 para unidades de conservação ambiental e 1.337 para as rodovias Anchieta-Imigrantes.


Na temporada passada, policiais militares já podiam fazer hora extra, por meio da Dejem. Este ano, os policiais civis também poderão fazer jornada extra, por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil (Dejec). Ao todo, os agentes civis terão 1.521 oportunidades para isso durante a Operação Verão 2019.


Logo A Tribuna