Instituto Gremar reintegrou quase 40 animais na natureza no último ano

Relembre dois casos que marcaram Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos

Por: ATribuna.com.br  -  08/02/22  -  18:27
Atualizado em 08/02/22 - 19:59
Filhote de tartaruga-cabeçuda passou por transfusão de sangue após sofrer com anemia e deve ser solto em breve
Filhote de tartaruga-cabeçuda passou por transfusão de sangue após sofrer com anemia e deve ser solto em breve   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

O Instituto Gremar reintegrou à natureza 37 animais marinhos em 2021, durante ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Nos quase 20 mil quilômetros percorridos de São Vicente até Bertioga, foram 751 atendidas ocorrências, sendo 111 resgatados com vida e 640 encontrados mortos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Entre os resgatados: um mamífero, 33 tartarugas e 77 aves. Em contrapartida, morreram 133 mamíferos, 348 tartarugas e 236 aves.


Algumas dessas mortes foram causadas pela ingestão de resíduo sólido, colisões com embarcações e interação com petrechos de pesca e dragagem.


Instituto resgatou 111 animais
Instituto resgatou 111 animais   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Dois episódios marcaram o dia-a-dia do Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos: um filhote de tartaruga-cabeçuda, que superou a anemia após receber transfusão de sangue e um mandrião-de-cauda-comprida que foi resgatado oleado e passou por processo de despetrolização.

A tartaruga deve ser devolvida ao mar em breve e o mandrião foi solto cinco dias após sua reabilitação.


Logo A Tribuna
Newsletter