Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Governo suspende imposição de fase vermelha a todo estado aos fins de semana e à noite

Anúncio foi feito pelo governador João Doria durante coletiva do Plano SP nesta terça-feira (3)

Por: Tatiane Calixto  -  03/02/21  -  16:01
Atualizado em 03/02/21 - 16:07
Doria anunciou nova classificação do Plano São Paulo nesta sexta-feira
Doria anunciou nova classificação do Plano São Paulo nesta sexta-feira   Foto: Divulgação/Governo do Estado

O governador João Doria (PSDB) suspendeu a imposição de fase vermelha a todo o estado durante o fim de semana e à noite. A partir de agora, as regiões não serão compulsoriamente levadas às medidas mais restritivas após às 20 horas na semana e durante todo o sábado e domingo, mas obedecerão às regras das fases em que estão classificadas no Plano São Paulo. Com isso, a Baixada Santista deverá atender às medidas da fase laranja.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o governo do Estado, uma reversão na tendência de aceleração nos números da pandemia justifica a decisão de afrouxar as regras. Na primeira semana de janeiro, houve um crescimento das internações de quase 20%. Agora, o estado registrou queda de 11% .


"Tivemos uma diminuição de 11% no numero de internação por covid-19 nos leitos públicos e privados. Isso dá a entender que o funcionamento aos finais de semana poderá ser flexibilizado ", diz o governador.


Pela previsão inicial, a medida, em vigor desde o dia 25 de janeiro, permaneceria até 7 de fevereiro, mas deixa de valer já neste fim de semana.


Fases

Em todo o estado, seis regiões estão na fase vermelha do Plano São Paulo e 16 na fase laranja, incluindo as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira.


Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.


“Isto, porém, não deve compreender falta de cuidado e de atenção para que as pessoas estejam protegidas, assim como funcionários dos estabelecimentos”, disse Doria.


A próxima coletiva, que vai noticiar as possíveis mudanças de fase, ocorrerá no dia 7 de fevereiro. A última mudança de cor ocorreu após a coletiva do dia 22 de janeiro.


Logo A Tribuna