GBMar realiza 99 salvamentos no final de semana no Litoral de SP e procura por turista desaparecido

Apenas em fevereiro, 139 foram salvas pela corporação e nove mortes foram confirmadas desde o começo do ano

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/02/21  -  21:20
  Foto: Carlos Nogueira/AT

Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) salvou 99 pessoas de afogamentos no Litoral de São Paulo. Esse é o primeiro final de semana em que a maioria das regiões do estado, incluindo a Baixada Santista, retornou para a Fase Amarela do Plano São Paulo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na região, foram registradas ao menos duas mortes em decorrência de situações no mar. Uma vítima foi socorrida na praia do bairro Guilhermina, em Praia Grande, por volta das 14h45. Segundo o GBMar, o guarda-vidas temporário avistou a vítima emborcada no raso da água e solicitou apoio do guarda-vidas mais próximo e rapidamente iniciaram a análise primária na vítima, que já estava em parada cardiorrespiratória.


A mulher, sem identificação e com aproximadamente 60 anos, usava bermuda jeans e biquini quando foi conduzida ao Hospital Irmã Dulce, onde tentou ser reanimada, mas veio a óbito.


Ainda no sábado (7), um casal que frequentava a praia de Itaquetanduva, em São Vicente, foi derrubado por um onda, enquanto pegavam mariscos e precisaram ser socorridos. O homem foi resgatado com vida no mesmo dia. Já a mulher foi encontrada sem vida um dia depois.


>>Mulher morre ao ser atingida por onda durante ressaca em São Vicente; VÍDEO


No domingo (8), por volta das 16h50, próximo a Avenida Rio Branco, na Praia Grande, outra vítima se afogou ao entrar no mar com os amigos. Eles perceberam uma forte correnteza no local e começaram nadar em direção a areia. O primeiro ao chegar na areia começou a pedir socorro vendo que os outros dois estavam se afogamento.


A segunda vítima foi salva com uma prancha, mas Ícaro, paulista de 27 anos, afundou e segue desaparecido.


Balanço


Além das 99 pessoas que foram salvas de afogamentos, o GBMar realizou 87 atendimentos e contou com 29 embarcações em operação no litoral de São Paulo. Ainda segundo a corporação, 974 vítimas foram salvas em 2021 (139 só em fevereiro). Nove pessoas já morreram este ano e 19.183 pessoas estavam em situação de risco e foram orientadas a não permanecer naquele local.


Logo A Tribuna