Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Frente fria e sistema de baixa pressão provocam tempestades na Baixada Santista

O aguaceiro pode vir acompanhado por raios e ventania nesta semana; região continua classificada com alerta amarelo para chuvas intensas

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/01/21  -  10:40
Atualizado em 18/01/21 - 10:52
A combinação de calor intenso e umidade no ar criam condições para fortes chuvas na Baixada Santista
A combinação de calor intenso e umidade no ar criam condições para fortes chuvas na Baixada Santista   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O avanço de uma frente fria para o mar e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica podem gerar temporais generalizados na faixa do litoral ao longo desta semana. O aguaceiro, típico do verão, deve vir acompanhados por raios e ventania. Por essa razão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta amarelo para as cidades da Baixada Santista.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A colocarão indica que as chuvas possuem potencial para a formação de alagamentos e risco de deslizamento de barreiras em áreas de encostas. O alerta é emitido quando há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia. E ainda rajadas de ventos intensos com velocidade de até 60 km/h. O alerta do Inmet cita que os volumes acumulados de chuva devem provocar alagamentos em diversos pontos.


Conforme o Inmet, a Baixada Santista e Litoral Sul serão as áreas amais impactadas pela pancadas de chuvas fortes.


Para essa segunda-feira (18), as temperaturas continuam em elevação e o clima deve permanecer abafado. Segundo o Instituto Climatempo, os termômetros podem superar a marca de 32º no começo da tarde. A onda de calor cria condições para pancadas de chuvas o final desta tarde e começo da noite, com chances de tempestades isoladas com raios e trovões.


Essas condições climáticas devem ser mantidas ao longa da semana, com variação entre clima abafado e chuvas pontuais ao longo do dia. Os termômetros podem ultrapassar a 32º e não estão descartadas tempestades isoladas com raios e trovões.


Logo A Tribuna