Finados: cemitérios da Baixada Santista devem receber cerca de 100 mil visitantes nesta quarta

Estimativa é das prefeituras das nove cidades da região

Por: ATribuna.com.br  -  02/11/22  -  08:57
Atualizado em 02/11/22 - 14:27
O Cemitério da Areia Branca é um dos três municipais de Santos
O Cemitério da Areia Branca é um dos três municipais de Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

Milhares de pessoas são esperadas nos cemitérios da Baixada Santista neste feriado de Finados, dia 2. Segundo estimativas das nove prefeituras da região, mais de 100 mil visitantes devem prestar homenagens a familiares e amigos nos 15 cemitérios, 14 municipais e particulares, como a Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Coordenadoria de Cemitérios de Santos estima a presença de 10 mil pessoas nos cemitérios municipais da Areia Branca, Filosofia e Paquetá, que funcionarão das 7h às 17h. No Areia Branca se apresentarão Roberto Bendas no saxofone, e Toninho Six na guitarra, enquanto no Paquetá, a dupla será formada por Almir Clemente no saxofone, e Beatriz Rocha e Silva no teclado. Bheto Alves na guitarra, Cláudio Ricardo no trompete e a cantora Viviane Davoglio tocam no Cemitério da Filosofia, no Saboó.


No Paquetá, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa participa do ato litúrgico das 8h, havendo missa também às 10h. No Cemitério da Filosofia, as missas serão às 10h, com a presença do bispo diocesano, às 12h e às 15h. Já no Areia Branca, as celebrações serão às 8h, 11h e 15h. Haverá culto de evangelização da Igreja Universal, às 9h30 e às 13h.


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) intensificará as operações nos cemitérios públicos e na Memorial Necrópole Ecumênica, no Marapé. No Cemitério da Filosofia, no Saboó, será permitido o estacionamento de veículos na Avenida Martins Fontes (via local, no sentido Centro), no trecho entre as ruas Ilha Bela e Professora Maria Neuza Cunha, até as 19h.


Na altura do Cemitério da Areia Branca, o posto operacional da CET será instalado na confluência da Av. Nossa Senhora de Fátima com a Rua Domingos José Martins. Na área do Cemitério do Paquetá, das 8h às 18h, haverá agente para orientar motoristas quanto a estacionamento e apoio a pedestres na travessia.


No Memorial Necrópole Ecumênica, haverá missas às 10h e às 16h. O cantor Byafra fará uma apresentação especial aos visitantes às 18h.


Cemitérios municipais de Itanhaém realizarão missas campais.
Cemitérios municipais de Itanhaém realizarão missas campais.   Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Outras cidades

Em Bertioga, a Secretaria de Serviços Urbanos espera receber cerca de 400 visitantes no Cemitério Municipal, na Rua da Saudade, no Centro, das 7h às 18h. Haverá missa católica às 9h. A frota do transporte público será reforçada. Em Cubatão, a previsão da Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos é que o Cemitério Municipal, na Rua José Vicente s/nº, no Sítio Cafezal, receba 10 mil visitantes. Haverá reforço de 10 veículos na frota de ônibus e celebração de missa na capela do cemitério, às 8 horas. O cemitério abre das 8h às 17h.


Cerca de 40 mil pessoas devem visitar os cemitérios da Consolação (Vicente de Carvalho), da Saudade (Vila Júlia) e Jardim da Paz (Morrinhos), em Guarujá, das 8h às 17h. Agentes disciplinarão o trânsito nas proximidades dos cemitérios e a Guarda Civil Municipal manterá uma viatura nos três equipamentos.


O Cemitério Municipal de São Vicente vai funcionar das 7h às 18h e deve receber cerca de 10 mil pessoas. Para evitar aglomeração, a Prefeitura não fará evento campal, mas músicos tocarão durante o dia. A administração do cemitério alerta para que os visitantes não levem flores em vasos que possam acumular água, para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.


A Prefeitura de Praia Grande estima em 15 mil o número de visitantes no Cemitério Morada da Grande Planície, que funcionará das 7h às 18h. Durante o período, agentes de trânsito farão a travessia segura de pedestres nas duas avenidas próximas ao local, a Ministro Marcos Freire e a Dr. Roberto de Almeida Vinhas. No entorno, outros agentes auxiliarão na liberação do fluxo de veículos. A Secretaria de Transportes pode reforçar as linhas municipais de ônibus de acordo com a necessidade.


Litoral Sul

Em Mongaguá, o Cemitério Municipal da Igualdade funcionará das 7h às 18h e a expectativa da Prefeitura é de receber 5 mil pessoas. Um ônibus ficará disponível no início da Avenida Nossa Senhora Aparecida, para realizar o trânsito dos visitantes. A Prefeitura recomenda que a população não coloque flores em recipientes com água, ou que possam acumular água, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


Em Itanhaém, a Igreja Matriz de Sant’Anna realizará missas campais no Cemitério Municipal do Centro, às 10h e às 15h, e a Paróquia Santa Terezinha será a responsável pela missa no Cemitério Municipal do Jardim Coronel, às 9 horas. Ambos os locais funcionarão das 7h às 17h. São aguardados cerca de 10 mil visitantes. Em Peruíbe, a Paróquia São João Batista programou três missas de Finados, às 8h no Cemitério São João Batista e às 10h e 15h no Cemitério Santa Isabel. A Prefeitura não estimou o número de visitantes.


Logo A Tribuna
Newsletter