O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), participou na noite de ontem da edição especial da Confraria do Porto, realizada em Brasília, e que na programação incluiu a assinatura do termo de cooperação entre o Grupo
Como o senhor vê esse estreitamento de laços entre o Grupo Tribuna e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), em um momento como esse, em que jornal completa 130 anos?
É muito importante essa come
O senhor crê que a importância de se ter o Grupo Tribuna atuando ao lado do IBI pode colaborar para unir as esferas pública e privada em prol do desenvolvimento?
Não há dúvida. É fundamental para o desenvolvimento você ter competitividade. E infraestrutura é essencial para a competitividade. O que mais vai crescer é o comércio exterior. Nós temos pouco menos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo. Então, 98% estão fora do Brasil. Temos que abrir mercado, conquistar mercado. Para isso, é importante cuidar do Custo Brasil, ainda mais em um país das dimensões continentais do Brasil. Então, vejo como uma boa parceria. De um lado, temos
Por muitos anos o senhor foi governador de São Paulo, conhece muito o Porto de Santos, e agora no comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, como vê a relação Porto-indústria em Santos? Como o senhor acha que essa relação pode se desenvolver na sua gestão a curto prazo?
A Nova Indústria Brasil, c
Quais outros exemplos?
Desburocratizamos tudo: (por exemplo) exportação de frango para o Reino Unido e União Europeia, o certificado de origem era em papel, custava R$ 166,00 por dia. Agora, é digital, não se paga mais nada. É importante produzir bem, mas é importante também vender bem. Temos o acordo Mercosul-Cingapura, a Bolívia entrou no Mercosul, estamos trabalhando o acordo Mercosul-União Europeia. Então, se você tem um porto, você atrai investimentos, e é claro, com o maior porto da América Latina, é possível conseguir mais investimentos à região.
O que o senhor pensa sobre a regionalização do Porto de Santos?
É importante essa sinergia do Porto com o Estado, com os municípios da Baixada Santista e com a iniciativa privada. O que todo mundo quer? Eficiência. Um porto rápido, que reduza custos. O túnel Santos-Guarujá será importantíssimo, porque você vai eliminar uma das maiores travessias do mundo, com navio no Porto. Ou seja, vai trazer mais segurança, vai aproximar mais a região, pois no túnel está previsto carro, caminhão e até o VLT. Eu diria que teremos aí, estimativa até 2028, de investimentos de R$ 12 bilhões no Porto de Santos.
O senhor já esteve várias vezes no Grupo Tribuna. Que memórias o senhor guarda de A Tribuna?
A Tribuna está ligada à h